Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cuidados na hora de comprar um imóvel de lazer

Cuidados na hora de comprar um imóvel de lazer

27/12/2014 Germano Leardi Neto

Quem não gostaria de ter para onde fugir depois de uma semana estressante no trabalho? Nessas horas, contar com um imóvel de lazer no campo ou na praia é uma mão na roda.

Não precisa fazer reservas com meses de antecedência em pousadas e não há custos com reservas, basta colocar as malas dentro do carro e curtir um fim de semana na sua segunda casa. Com esse imóvel para lazer, as suas férias já têm destino certo. Como estamos no verão, vamos começar falando das casas de praia. Para se ter uma ideia, mais de 2,5 milhões de pessoas se dirigiram ao litoral paulista na temporada 2013/2014, conforme os dados da Operação Verão.

Imagine ter que disputar imóveis de locação temporária ou quartos de hotéis e pousadas com toda essa gente? Por isso, nada melhor do que já contar com o seu próprio espaço. E o mercado imobiliário no litoral paulista está propício para bons investimentos. O estudo do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) de junho de 2014 mostra que o metro quadrado na Baixada Santista (Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente) tem se valorizado em todos os tipos de imóveis.

Por exemplo, o valor médio do metro quadrado dos apartamentos de três dormitórios chegou a 5,8 mil reais, crescimento de 8,8% em relação a 2013. As cidades turísticas Guarujá e Praia Grande lançaram, juntas, 8.768 unidades nos últimos três anos. Entre tantas vantagens, adquirir um imóvel de lazer exige uma série de cuidados. Confira quais são eles para que o seu investimento não vire um tiro no pé:

Alugue antes de comprar - Nada melhor do que conhecer o que vai ser adquirido. Aqui, compensa bastante alugar o imóvel do seu interesse na temporada antes de comprar de uma vez. Só assim é possível observar detalhes importantes que uma simples visita não é capaz de fazer. Aproveite, também, para prestar atenção na qualidade das vias de acesso. Afinal de contas, você pretende curtir vários finais de semana e feriados por lá, não? Portanto, a localização é um dos pré-requisitos para comprar um bom imóvel de lazer. O ideal é procurar imóveis que se possam chegar por boas estradas em uma viagem rápida. Assim, dá para curtir a casa por mais tempo e o investimento terá valido a pena.

Cuidados técnicos do imóvel - Cada imóvel de lazer merece atenções extras. Na praia, os imóveis sofrem com a proximidade com o mar. Com isso, ferragens, portões e canos podem ser corroídos com o tempo. Por isso, verifique a qualidade da construção, se, por exemplo, os encanamentos são de PVC ou de cobre. Nas casas com piscina, confira o rejunte dos azulejos. Eles costumam soltar com o passar do tempo. Já nos imóveis de campo, os cuidados se voltam para a insolação. Aqui, é importante que a temperatura da casa seja sempre maior que a da rua. Nesse sentido, forros térmicos ajudam para que o frio seja menos impactante.

Cuidados com a documentação - Os documentos do imóvel também exigem atenção redobrada. A legislação de cada cidade muda e, como muitas vezes o proprietário não mora no local, só vai em finais de semana e feriados, ele acaba não atualizando a papelada. Nessas horas, a melhor coisa a se fazer é contar com uma imobiliária idônea e profissionais capacitados que possam dar uma assistência jurídica.

Caseiro - A figura do caseiro em casas de temporada já foi mais essencial. Hoje em dia, muitas pessoas preferem contratar prestadores de serviço pontuais, como jardineiros. Agora, se você considera fundamental ter alguém cuidando da sua casa de lazer no dia a dia, contrate um caseiro com referências confiáveis. E é importante saber que esses profissionais têm os mesmos direitos das empregadas domésticas.

De olho na conta bancária - Como você pode ver, imóveis de lazer não são nada baratos. Portanto, antes de concretizar a compra de um, analise com bastante critério a sua situação financeira e a sua segurança no emprego. Pese os custos com o seu descanso e boa sorte!

*Germano Leardi Neto é diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi.



O bom senso na vida profissional

Aprender é um processo que nunca deveria se esgotar para nenhuma pessoa.


Lava Jato – Quem é o pai da criança?

Desde o início da operação Lava Jato, a população ficou estupefata com as revelações do emaranhado esquema de corrupção que assolava o país.


Engenharia e inovação, por que o setor está estagnado?

Uma reflexão que merece ser realizada é sobre quais os motivos que levam o setor de Engenharia e Construção a ser tão conservador.


Dicas para entregar seu projeto com melhor qualidade em menor tempo

Há uma infinidade de fatores que influenciam no sucesso (ou não) de um projeto.


Viver não custa…

Meses depois de ter casado, na Igreja, fui viver para andar de prédio, que ficava nos subúrbios da minha cidade.


Insetos na dieta

Aproximadamente dois bilhões de pessoas em 130 países já comem insetos regularmente.


Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.