Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Daniela Mercury e a ressaca do ultraje do carnaval

Daniela Mercury e a ressaca do ultraje do carnaval

12/03/2017 Bady Curi Neto

Rendo minha homenagem aos obreiros anônimos que possibilitam que o carnaval ocorra.

O carnaval, a festa mais democrática de todas, em que homens, mulheres, jovens e crianças, independente do credo, sexo e condição financeira se unem para brincar ao som de sambas antigos e modernos.

Nesta festa da alegria, atrás de um trio elétrico ou de bloquinhos de bairros espalhados por todas as cidades, pessoas realizam o sonho de se verem livres dos estresses do dia a dia, das notícias de corrupção e da violência que assola o país.

Do Oiapoque ao Chuí, o Brasil se volta para os festejos, as brincadeiras, e as fantasias que vão das mais sofisticadas, a exemplo das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, até às mais simples, como um colar de plástico, imitando um adereço havaiano.

Não importa a vestimenta do folião, e sim a felicidade carnavalesca. Para uma festa de tamanha extensão territorial e duração, quatro dias oficiais, existem trabalhadores que não podem gozá-la, são médicos, bombeiros, garis, entre outros tantos profissionais.

Rendo minha homenagem a estes obreiros anônimos que sem o glamour dos artistas, sambistas, cantores de trio elétrico, possibilitam que a maior festividade popular do país ocorra. Há pouco tempo, vivenciamos ou assistimos à greve da Policia Militar do Espírito Santo, que deixou a população da capital e de outros municípios daquele estado à mercê da bandidagem.

Escolas, postos de saúde, comércio e transporte público tiveram suas atividades suspensas, devido à violência que assolou as cidades que estavam sem policiamento. Foram mais de cento e trinta homicídios, assaltos, saques e outros crimes realizados a luz do dia, filmados pelos moradores recolhidos às suas residências, reféns da criminalidade.

Sem adentrar no absurdo e flagrante ilegalidade da greve, independente das razões que a motivaram, restou demonstrado que uma cidade sem a presença ostensiva da segurança pública se torna uma “terra sem lei”, um real caos social.

Em festas, nas quais há maior aglomeração de pessoas, culminadas com bebidas alcoólicas, a exemplo do carnaval, em que milhares de indivíduos se reúnem em um mesmo lugar, seria impossível imaginar a ausência da segurança pública com seu policiamento ostensivo.

Enquanto no mundo todo, artistas agradecem publicamente a presença do policiamento nos grandes eventos e shows, no Brasil, alguns artistas a ignoram e alguns, a exemplo da Daniela Mercury, fazem questão de ofender estes profissionais que, no exercício de seu ofício, estão presentes para garantir a segurança da população e a do próprio artista.

Digo isto, em razão do lamentável episódio televisionado e viralizado nas redes sociais, em que Daniela Mercury, do alto de seu trio elétrico, ao passar pelo camarote da Polícia Militar, no circuito de Campo Grande/Salvador, decidiu parar de cantar e dirigiu gestos obscenos às autoridades ali presentes, em uma atitude gratuita, de total desrespeito e desacato, passível de sanções cíveis e criminais. O proceder de Daniela Mercury transformou seu carnaval em ressaca do ultraje.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto