Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Devolver para Portugal?

Devolver para Portugal?

01/03/2018 Valdemir Pires

O que quer ser e o que pode vir ser o Brasil?

A humorada solução proposta para o Brasil que ouvi, dia desses, fundamentada, provavelmente, na lógica captada por Nelson Rodrigues (o “complexo de vira-latas”) chega a atrair adeptos: Devolver para Portugal e pedir desculpas pelos danos.

Pensei, de imediato: Bem, nesse caso, os lusitanos teriam que devolver para os indígenas; e ajoelhar por perdão pelas atrocidades acumuladas. Anedotas à parte, e complexo de vira-latas também, o fato é que passou há muito da hora de responder à pergunta que não cala: o que quer ser e o que pode vir ser o Brasil?

Enquanto as respostas não são encontradas – até porque, afinal, parece que ninguém, por aqui, está formulando as perguntas – o país vai trilhando o caminho do quase nada a coisa nenhuma, sem bússola nem habilidade para utilizar uma.

O que representa o Brasil, hoje, na economia global e na comunidade internacional? Que Nação é o Brasil para o seu próprio povo? Mirado de dentro para fora ou de fora para dentro, um oco, uma sombra, uma dúvida, um desalento. A isso foi reduzida a Terra de Santa Cruz.

Por quem? Em benefício de quem? Com que artifícios e artimanhas? Que sonhos, projetos (para não abusar, falando de utopias) pode o Brasil acalentar e urdir, no horizonte de uma, duas, três gerações (sem cair em patriotismos vis ou patriotadas doidas)?

Quem, por aqui, atualmente, está preocupado em ir além do “economize e pague a conta” que impõe a Quaresma sem passar pelo Carnaval? Quem, vendo isso acontecer, está se movendo para afastar para longe este cálice? Cadê Momo? Terá seguido o destino de Dom Sebastião?

* Valdemir Pires é professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.



Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.