Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dia da Árvore: um futuro mais verde para o Brasil

Dia da Árvore: um futuro mais verde para o Brasil

20/09/2013 Malena Damasceno

Celebrado em 21 de setembro, o Dia da Árvore procura conscientizar as pessoas sobre a importância da natureza e de sua preservação.

Nesse contexto, é importante lembrarmos que 61,5% do território brasileiro ainda é coberto por florestas, segundos dados do Ministério do Meio Ambiente. E mais que isso: em um cenário global, nosso país possui 28,3% das florestas do planeta, conforme estudo feito pela Embrapa Monitoramento por Satélite.

Esses números nos fazem notar que o Brasil atravessa um momento positivo quando o assunto é a preservação dos biomas naturais e, por conta disso, é importante utilizarmos esta data para discutir o tema e salientar a importância do “verde” em nossas vidas. Recentemente, o secretário nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Carlos Klink, anunciou que o Brasil deve atingir a meta de reduzir o desmatamento em 84%, chegando a um patamar inferior a 4 mil quilômetros por ano antes de 2020, data estabelecida na Conferência do Clima de Copenhague, em 2009.

Mesmo diante desse cenário animador, é fundamental que a preocupação seja mantida e, para isso, uma pergunta deve ser feita constantemente: quais as medidas que estão sendo praticadas e que ajuda a preservar o meio ambiente? Bem, no setor privado, uma das formas encontradas para contribuir com o país na luta contra o desmatamento é mostrar à população que a árvore em pé tem mais valor do que deitada, pois, quando preservada, transforma-se em uma perpétua fonte de renda.

Para que essa conscientização se torne possível, empresas nacionais que atuam em diferentes segmentos, como o de cosméticos e alimentos, decidiram investir em parcerias com comunidades da região amazônica em prol do desenvolvimento sustentável. Em um trabalho conjunto, com treinamentos e capacitações, elas ensinam que é possível extrair frutos e sementes sem agredir o meio ambiente e ainda oferecer ao mercado ativos naturais com propriedades hidratantes, nutritivas e antioxidantes.

Vale ressaltar que essa é uma das iniciativas realizadas para combater o desmatamento e que o primeiro passo é enxergar que qualquer espécie viva depende das árvores para garantir a sua sobrevivência. Ter “consciência verde” é muito mais que plantar uma muda, é respeitar o meio ambiente, investir no desenvolvimento social e na obtenção de lucro consciente. Essa é a base do tripé da sustentabilidade.

*Malena Damasceno é Gerente de Biodiversidade da Beraca, empresa líder mundial no fornecimento de ingredientes provenientes da biodiversidade brasileira.



Análise de dados e a saúde dos colaboradores nas empresas

Como a análise de dados está ajudando empresas a melhorar a saúde dos colaboradores.


16 senadores suplentes, sem votos, gozam das benesses no Senado

Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar em votação Emenda Constitucional para acabar com a figura de SENADOR SUPLENTE?


Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.