Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Esporte, Síndrome de Down e liderança

Esporte, Síndrome de Down e liderança

01/11/2018 Oscar D'Ambrosio

Um filme imperdível!

Candidato da Espanha ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2019, “Campeões”, do diretor Javier Fesser, junta, com raro talento, três temas: esporte, Síndrome de Down e liderança. Tudo se articula na narrativa de um técnico de basquete profissional sentenciado a prestar serviços comunitários junto a uma equipe de portadores de Síndrome de Down.

Adaptar seus métodos e comportamentos cristalizados no esporte de alto rendimento a pessoas com outros tipos de habilidades conduz a uma jornada interior que emociona sem pieguice. Cada um dos dez integrantes do time tem sua própria história e a dificuldade de saber lidar com essas diferenças constitui um aprendizado.

Cada personagem, interpretado por portadores de Down mostra uma faceta, que inclui desde o entendimento literal de frases do treinador a momentos de paralisia ou ausência que podem ocorrer no meio de um treinamento ou de uma partida. Além disso, o imaturo treinador, receoso de ter filhos por ter sido abandonado pelo próprio pai, passa a ser a figura paterna da equipe.

O basquete torna-se a linguagem comum a unir ao grupo e os resultados, que incluem a disputa da final de um torneio nas paradisíacas Ilhas Canárias, passam a ser o mesmo importante perante a construção de um espírito de coletividade em que o líder aprende o tempo todo a lidar com as idiossincrasias individuais para fazer o coletivo funcionar.

Acredite! Este filme é realmente imperdível!

* Oscar D´Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Oscar D´Ambrosio



Luto e perdas na pandemia: o que estamos vivendo?

Temos presenciado uma batalha dolorosa em todo o mundo com o novo coronavírus (COVID-19).


Encare a realidade da forma correta

Em algum momento todos nós vamos precisar dessa mensagem.


Contraponto a manifestação do Jornalista Lucas Lanna

Inicialmente gostaria de parabenizar o jovem e competente jornalista Lucas Lanna Resende, agradecendo a forma respeitosa que diverge da matéria por mim assinada e intitulada “O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson”.


O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson?

Nos últimos dias, um artigo intitulado O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson, do advogado e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Bady Curi, foi publicado neste espaço


O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson

A esquerda diz temer pela Democracia em razão de alguns pronunciamentos do Presidente Bolsonaro.


O Brasil, a logística e os “voos de galinha”

Parcerias público-privadas, com base no tripé da sustentabilidade podem proporcionar excelentes projetos para a logística no Brasil.


Eça e a famosa estatueta

Nos derradeiros anos do século transacto, tive a oportunidade de conhecer e entrevistar, D. Emília Eça de Queiroz.


Roda de histórias

Meu avô paterno, Seu Dito, era um bom contador de histórias. Contava com a mesma ênfase, fatos e ficções.


Infodemia: a pandemia de desinformação

Todos os dias em nossos smartphones, computadores e TVs, temos uma verdadeira chuva de informações, e nem sempre é possível conferir a veracidade delas.


O problema não é a Cloroquina

Estamos diante de uma doença ameaçadora, nunca antes vivida por nossa geração.


Liderança: Arte e Ciência

O que faz uma pessoa aceitar e reconhecer a liderança de outra?


Reflexões éticas em tempos de Coronavírus

Atualmente, vivemos num cenário de turbulências e preocupações com os impactos sociais e econômicos atuais que virão em decorrência da pandemia do vírus Covid-19.