Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mães são a maior reserva do amor de Deus

Mães são a maior reserva do amor de Deus

10/05/2017 Felipe Aquino

A mãe não foi criada somente para dar a vida aos filhos e filhas, mas muito mais do que isto.

Mães são a maior reserva do amor de Deus

Quanto mais o mundo se agita nesse mar de violência e ódio, mais precisamos nos lembrar da figura da mãe, porque ela é a maior reserva de amor que Deus colocou neste mundo.

Quando tudo parece estar perdido, ainda resta o coração, e é de lá que a vida começa a renascer. Na humanidade, a mãe é aquela que tem o primado do coração. Nem os arranha-céus mais altos, nem os computadores mais possantes, nem os aviões mais velozes podem ser comparados à beleza transcendente do teu olhar e ao sentimento incomparável do teu coração.

A mãe não foi criada somente para dar a vida aos filhos e filhas, mas muito mais do que isto, para defender a vida, para educar, para semear o amor. Antes que seja tarde, o mundo precisa aprender com elas a lição do perdão sem limites, da compaixão, da bondade que supera toda inveja, da paciência que vence toda inquietação, do amor que vence todo ódio, e que é mais forte do que a morte.

Mãe, que tu sejas como a Mãe de Deus: disponível, discreta, silenciosa, delicada, amável, prestativa, uma mulher de oração, de fé, toda entregue a Deus. Somos gratos a Deus que te criou e deu de presente a cada um de nós. Deves ser como a raiz da árvore, que mesmo escondida, promove o crescimento dos ramos e dos frutos. Que olhando para ti, aprendamos a dar graças a Deus todos os dias.

Mãe, mais do nunca, precisamos muito de ti! Alguém disse um dia que “ser mãe é padecer no paraíso”; e uma outra mulher disse que o filho, depois que deixa o ventre da mãe, “passa para a sua cabeça, e dali não sai mais”. São palavras sábias do povo, que bem expressam a grandeza da mãe. Como filhos, aceitemos as nossas mães como elas são, com seus erros e acertos, suas qualidades e defeitos, suas inseguranças, limitações e exageros!

Obrigado mãe, por me abrigares em teu ventre, pelas noites em claro, pelas lágrimas derramadas, pelas lutas do dia a dia, pelas mãos singelas que aliviam a minha dor, pelo sorriso que acalma a minha angústia, ansiedade e inseguranças.

Obrigado pelas muitas vezes que renunciaste tua vida, teus desejos, vontades e necessidades, para me servir. Obrigado pelo teu olhar profundo e sincero que me leva a Deus. Obrigado pelo teu abraço, pelo teu coração que sempre acolhe e perdoa. Obrigado pela tua presença amiga que me faz acreditar no amor!

* Felipe Aquino é professor, autor de mais de 70 livros e apresentador dos programas “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na TV Canção Nova, e “No Coração da Igreja”, na Rádio Canção Nova. Em julho de 2012 recebeu o título de “Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno”, concedida pelo Papa às pessoas que se destacam no trabalho em prol da evangelização, em defesa da fé e do desenvolvimento da Igreja Católica. 



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli