Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O acordo entre a lua e a Cemig

O acordo entre a lua e a Cemig

24/10/2023 Antônio Marcos Ferreira

Quando andamos pelo interior de Minas Gerais de forma atenta, verificamos que este é um celeiro de boas histórias e casos muito engraçados.

E o cenário político nessas regiões sempre nos proporciona muitos deles também. Próximo a Manga, minha terra natal, às margens do nosso querido rio São Francisco, existe o município de Matias Cardoso, desmembrado de Manga e emancipado em 1993.

Conhecido inicialmente como Morrinhos, uma curiosidade interessante desse município é que nele foi construída a primeira igreja do estado de Minas Gerais, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Durante muito tempo foi um distrito de Manga e conviveu com muitas dificuldades, entre elas a falta de energia elétrica. E logicamente este era um grande sonho dos seus moradores.

Um sonho que se tornaria realidade no ano de 1983, quando um recurso do governo federal permitiu que a prefeitura de Manga pagasse para a Cemig fazer a instalação de toda a estrutura da iluminação pública.

E, logicamente, um acontecimento desse não poderia passar em branco. A prefeitura de Manga preparou então uma grande festa para marcar aquele fato.

A comunidade, muito eufórica com a nova realidade que viria, se movimentou para participar daquela festa. E os políticos de Manga também, inclusive um Senador da República fora convidado e estava presente.

Foi montado um grande palanque, onde todos se espremiam na esperança de serem lembrados por ajudarem a proporcionar este benefício ao seu povo.

A lua cheia também marcou presença, deixando a noite ainda mais linda e iluminada. E vários políticos foram se revezando nos discursos.

E juntamente com os políticos oficiais, lá estava o Humberto, meu irmão, que coordenava o evento e também seria um dos oradores daquela noite. Quando chegou a sua hora, apanhou o microfone para fazer o seu discurso.

Exatamente naquele momento, houve o primeiro blackout geral na iluminação. Alguns segundos de muita tensão, escuridão total e uma decepção geral. Mas a interrupção foi muito rápida.

Ocorre que há um retardo entre o retorno da energia e o acendimento das lâmpadas de vapor de mercúrio. Mas o microfone já estava funcionando.

Percebendo isso, Humberto pegou o microfone e anunciou para o povo: - Pessoal, vocês fiquem calmos. Isso foi um pedido que a lua fez para a Cemig para que, pela última vez, ela iluminasse, sozinha, a noite de Matias Cardoso.

Em seguida as luzes se acenderam e foi um alvoroço geral. Muitas palmas e a festa continuou pelo resto da noite, com muita música.

Em seguida, os organizadores e os políticos foram para um jantar na casa da dona Ana Rita, próxima ao local do palanque.

Nessa oportunidade, o senador interpelou o Humberto: - Rapaz, eu nunca vi uma coisa ser tão bem ensaiada, tão bem coordenada e dar tudo tão certinho assim como esse que vocês fizeram. Esse negócio de apagar as luzes e depois acender na hora certinha!

Aí foi uma risada geral! Mal sabia ele que nada tinha sido combinado, foi tudo um acidente. O que houve foi a presença de espírito e uma saída política para dar uma explicação àquele povo sobre aquele apagão.

Essa história ficou famosa por muito tempo. Mas o Humberto só não explicou como é que a lua fazia o contato com a Cemig. Ainda bem que ninguém perguntou!

* Antônio Marcos Ferreira

Para mais informações sobre energia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Um representante político no STF

Um representante político no STF: Flávio Dino (PSB).


Já dá pra fazer o próximo planejamento tributário?

O exercício financeiro das empresas no Brasil coincide com o próprio calendário, de forma que já sabemos que ele começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro do ano vigente.


Advento: espera do Senhor que vem

A Igreja Católica se prepara para um tempo muito importante em sua liturgia: o Tempo do Advento, que é próprio do Ocidente e foi constituído em vista da celebração do Natal.


Repentinas reações da natureza

2023 está na reta final. O ano começou com ares amenos, mas logo foram surgindo acontecimentos marcantes.


Habilidades para diminuir a sobrecarga de informações

O excesso de informações pode ser esmagador e levar à confusão mental. Temos à disposição muitos caminhos a seguir e pouca direção sobre para onde devemos ir.


No papel cabe tudo, mas e no coração?

Há 75 anos, em Paris, era assinada a Declaração de Direitos Humanos pelas maiores potências do mundo – também pelas menores e as, então, consideradas irrelevantes.


E sua ideia, deu match?

A transformação de ideias abstratas em formas tangíveis é uma etapa essencial no processo criativo.


Meta skills

O novo caminho para prosperidade e sucesso de colaboradores e empresas.


Lugar de agente ou servidor público não é na política

No Parlamento nacional existem muitos profissionais da administração pública direta e indireta que estão exercendo mandatos políticos, quando deveriam estar prestando serviço nas instituições para as quais fizeram concurso público.


Desigualdade social

Um país realmente desenvolvido só o é se o problema social estiver solucionado, ou se a desigualdade for desprezível.


Argentina fechará 12 ministérios

Circula pelas redes sociais, vídeo onde Javier Milei, presidente eleito da Argentina anuncia a eliminação de 12 ministérios e a manutenção de apenas 8.


Vale a pena apostar na filantropia!

Se você deparasse com a chance de entrar em um fundo de investimentos com retorno financeiro de 979%, encararia a oportunidade?