Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O efeito iceberg

O efeito iceberg

21/08/2020 Rodrigo Rangel

Sempre gostei de assistir documentários a respeito da natureza, fico impressionado com sua grandeza e diversidade.

Um dos assuntos que sempre me fascinou foi o gelo, em especial os icebergs. Quantas histórias relacionadas às montanhas de gelo flutuantes. Talvez a mais famosa seja o naufrágio do Titanic.

Mas, a informação que mais despertou minha curiosidade foi saber que por maior que seja essa montanha de gelo, o que vemos na verdade corresponde a cerca de 10% do seu tamanho total, ou seja, sob a superfície da água temos nove vezes mais do que conseguimos ver.

Gosto de pensar metaforicamente sobre isto em comparação com as diferentes atividades de trabalho, mas, em especial com a do teólogo exegeta.

Esse profissional é o responsável por analisar profundamente os textos bíblicos, utilizando todo conhecimento e ferramentas necessárias para extrair o real significado de um trecho, capítulo e ou livro da Bíblia, a fim de que essas descobertas embasem corretamente sua teologia e possam afirmar que um ensino é realmente bíblico.

Assim como a menor parte do iceberg pode ser visto, no trabalho do teólogo exegeta não é diferente.

Quando se lê um artigo, um comentário ou até mesmo se ouve um discurso, muitas vezes, não imaginamos o trabalho que dá pesquisar e estudar a fundo um texto.

Para se ter uma ideia os teólogos exegetas podem passar meses a fio pesquisando um único texto.

Pois não basta ler apenas em seu próprio idioma, é extremamente necessário dominar as línguas originais dos escritos sagrados, a saber hebraico para cerca de 95% do Antigo testamento, aramaico para os outros 5% e grego koinê para todo o Novo testamento.

Além de conhecer os diferentes tipos de literaturas, e as formas de interpretar cada um deles.

Entender as múltiplas formas de paralelismos e figuras de linguagem que são utilizadas além de conhecer as características históricas, geográficas, políticas, sociais, culturais e religiosas que estão ao redor do fragmento estudado.

Buscar compreender também, quem foi o autor do texto e como este pensava, além de procurar entender como o destinatário original do texto recebeu a mensagem.

Para só aí então, começar a interpretar o que realmente foi escrito e retirar do texto os conceitos e ensinos.

Tudo isso dentro de uma metodologia clara e bem estruturada pela hermenêutica. Um trabalho realmente cansativo, mas extremamente recompensador.

Há quem se impressione com os 10% que estão fora da água, mas o que deveria nos fascinar realmente é a imensidão que está abaixo.

O teólogo exegeta é aquele que consegue mergulhar para verificar as bases e fundamentos que sustentam aquilo que efetivamente se pode observar.

Podemos dizer que este trabalho se ocupa em conhecer tudo nos seus mínimos detalhes, a fim de trazer a superfície toda verdade da revelação de Deus.

* Rodrigo Rangel é teólogo com ênfase em exegese, professor da área de Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli