Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O efeito iceberg

O efeito iceberg

21/08/2020 Rodrigo Rangel

Sempre gostei de assistir documentários a respeito da natureza, fico impressionado com sua grandeza e diversidade.

Um dos assuntos que sempre me fascinou foi o gelo, em especial os icebergs. Quantas histórias relacionadas às montanhas de gelo flutuantes. Talvez a mais famosa seja o naufrágio do Titanic.

Mas, a informação que mais despertou minha curiosidade foi saber que por maior que seja essa montanha de gelo, o que vemos na verdade corresponde a cerca de 10% do seu tamanho total, ou seja, sob a superfície da água temos nove vezes mais do que conseguimos ver.

Gosto de pensar metaforicamente sobre isto em comparação com as diferentes atividades de trabalho, mas, em especial com a do teólogo exegeta.

Esse profissional é o responsável por analisar profundamente os textos bíblicos, utilizando todo conhecimento e ferramentas necessárias para extrair o real significado de um trecho, capítulo e ou livro da Bíblia, a fim de que essas descobertas embasem corretamente sua teologia e possam afirmar que um ensino é realmente bíblico.

Assim como a menor parte do iceberg pode ser visto, no trabalho do teólogo exegeta não é diferente.

Quando se lê um artigo, um comentário ou até mesmo se ouve um discurso, muitas vezes, não imaginamos o trabalho que dá pesquisar e estudar a fundo um texto.

Para se ter uma ideia os teólogos exegetas podem passar meses a fio pesquisando um único texto.

Pois não basta ler apenas em seu próprio idioma, é extremamente necessário dominar as línguas originais dos escritos sagrados, a saber hebraico para cerca de 95% do Antigo testamento, aramaico para os outros 5% e grego koinê para todo o Novo testamento.

Além de conhecer os diferentes tipos de literaturas, e as formas de interpretar cada um deles.

Entender as múltiplas formas de paralelismos e figuras de linguagem que são utilizadas além de conhecer as características históricas, geográficas, políticas, sociais, culturais e religiosas que estão ao redor do fragmento estudado.

Buscar compreender também, quem foi o autor do texto e como este pensava, além de procurar entender como o destinatário original do texto recebeu a mensagem.

Para só aí então, começar a interpretar o que realmente foi escrito e retirar do texto os conceitos e ensinos.

Tudo isso dentro de uma metodologia clara e bem estruturada pela hermenêutica. Um trabalho realmente cansativo, mas extremamente recompensador.

Há quem se impressione com os 10% que estão fora da água, mas o que deveria nos fascinar realmente é a imensidão que está abaixo.

O teólogo exegeta é aquele que consegue mergulhar para verificar as bases e fundamentos que sustentam aquilo que efetivamente se pode observar.

Podemos dizer que este trabalho se ocupa em conhecer tudo nos seus mínimos detalhes, a fim de trazer a superfície toda verdade da revelação de Deus.

* Rodrigo Rangel é teólogo com ênfase em exegese, professor da área de Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



Muito além do chip da beleza

Você, com certeza, nos últimos meses já ouviu falar do famoso “chip” da beleza.


Educação para poucos é o avesso de si

Intitulado “Reimagining our futures together: A new social contract for education”, um estudo recente da Unesco é categórico logo nas primeiras páginas: “Nossa humanidade e Planeta Terra estão sob ameaça”.


Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.


Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Evolução da telessaúde

Maior segurança e respeito à autonomia de profissionais e pacientes.


Explore seu universo de possibilidades

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia?


Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).