Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O futuro de Lula

O futuro de Lula

23/12/2017 Bady Curi Neto

O ex-presidente está com seu futuro político marcado para o próximo dia 24 de janeiro de 2018.

O expoente maior do Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envolvido em vários escândalos e réu em diversos processos criminais, inclusive com uma condenação, a mais de nove anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pela Justiça Federal, está com seu futuro político marcado para o próximo dia 24 de janeiro de 2018.

Sem adentrar no mérito se Lula é culpado ou não pelos crimes que fora condenado em primeira instância – caso conhecido como Triplex do Guarujá - pelo Juízo da Vara Federal Criminal de Curitiba, o Recurso de Apelação interposto por sua defesa tem seu julgamento marcado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região para o mês próximo vindouro.

Na hipótese que a sentença condenatória seja reformada, in totum, pela 8ª Turma Julgadora do TRF daquela região, Lula será absolvido e poderá ser candidato a Presidência da República, pré-candidatura anunciada pelo Partido dos Trabalhadores e pelo futuro ex-presidente aos “quatro ventos”.

Os demais processos em que figura como réu dificilmente serão julgados em primeiro e segundo grau até as eleições para o cargo majoritário da nação. Caso contrário, ou seja, ser for confirmado a condenação de primeiro grau, duas poderão ser as consequências para a vida do ex-presidente:

- A primeira, e a mais traumática, é a determinação do imediato cumprimento da pena, ou seja, a prisão de Lula.

Isto porque, segundo o novo posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), o cumprimento da pena pode ter seu início decretada pelo segundo grau de julgamento, ou seja, pelos Tribunais de Justiça e Federais.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), no ano de 2006, por maioria de votos, entendeu que o artigo 283 do Código de Processo Penal (CPP) não impede o início da execução da pena após condenação em segunda instância. A matéria é controvérsia e deverá voltar a ser reexaminada em plenário, mas até que isto ocorra, esta é a posição majoritária da Corte Maior de Justiça.

- A segunda, Lula se tornará inelegível em razão da Lei de Ficha Limpa (LC 135/2010). Este ordenamento legal, de iniciativa popular, impede que candidatos condenados por órgãos colegiados sejam candidatos a cargos eletivos.

Neste caso o artigo 26 da lei permite que haja Recurso com efeito suspensivo "O órgão colegiado do tribunal ao qual couber a apreciação do recurso contra as decisões colegiadas a que se referem as alíneas d, e, h, j, l e n do inciso I do art. 1º poderá, em caráter cautelar, suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida, sob pena de preclusão, por ocasião da interposição do recurso”.

Apesar da previsão recursal, com a possibilidade cautelar da suspensão da inexigibilidade, pouco provável a concessão desta medida para um candidato condenado por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e que responde a tantos outros processos criminais. Com a palavra, a Justiça Brasileira!

* Bady Curi Neto é advogado, ex-juiz do TRE-MG, fundador do escritório Bady Curi Advocacia Empresarial.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto