Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Isolamento da Presidenta

O Isolamento da Presidenta

21/09/2015 Bady Curi Neto

Logo após a campanha eleitoral da mandatária maior da Nação, o clima de vitória deu lugar a pressões políticas, manifestações contrárias ao governo, a impopularidade crescente chegando a tormentosos 7% de aprovação.

A exteriorização de sua impopularidade é de tamanha envergadura que a presidenta, deixou de fazer seu pronunciamento oficial na comemoração do dia do trabalhador, utilizando-se, apenas das redes sociais.

Isto nunca ocorrera, chamando a atenção por ser uma pessoa eleita pelo Partido dos Trabalhadores.

Como sabido tivemos uma eleição disputadíssima, com promessas de campanha que não poderiam ser implementadas, escondendo a verdadeira crise econômica, o que deu azo aos próprios eleitores, que acreditaram nas falsas promessas e, hoje fazem coro a reprovação do governo.

A base aliada ao governo tem demonstrado sua insatisfação votando em projetos de forma independente do interesse da Presidenta. O PMDB está cada dia mais distante, fazendo às vezes da oposição.

Ao contrário das promessas de campanha eleitoral, tivemos aumentos de luz, combustível, juros, impostos e inflação o que atinge diretamente no bolso dos trabalhadores.

O Vice-Presidente, Michel Temer, chegou a dizer que com os atuais índices de popularidade será difícil resistir a mais três anos e meio de governo.

Acrescente-se, a crise de impopularidade e a política, que estão para serem julgadas as famosas pedaladas fiscais pelo Tribunal de Contas da União e a investigação das possíveis irregularidades das doações de sua Campanha Política determinada pelo Ministro Gilmar Mendes do TSE, com apoio dos demais membros daquela corte, a primeira podendo ser passível de improbidade administrativa e a segunda de cassação do Diploma Eleitoral.

Para abalar ainda mais a imagem da Presidência, o STF autorizou a investigação de dois Ministros de sua extrema confiança Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Comunicação Social) por possível envolvimento nos desvios de dinheiro da Petrobras, leia-se operação Lava Jato.

Lado outro, seu criador e padrinho, o ex-presidente Lula, outrora homem de popularidade inabalável, que carregava multidões por onde fosse que nada atingia sua reputação, como no caso do Mensalão, onde seus principais aliados foram condenados e ele sai incólume, não goza mais de tanto prestígio popular, chegando a ser vaiado em um aeroporto, tendo que se esconder durante o voo na cabine dos pilotos, segundo informações jornalísticas, para evitar tumulto e constrangimento.

A sua imagem de Estadista passou a ser de um boneco com uniforme de presidiário. Cada dia a situação do governo federal tem se agravado, seja pelas falsas promessas de campanha eleitoral, pela oposição mais atuante, os escândalos de corrupção que envolve pessoas ligadas à Presidenta e a crise econômica e política.

O Isolamento e a impopularidade patentearam-se na comemoração do dia da Independência do Brasil, onde a Presidenta com medo de manifestações contrárias a seu Governo fez o desfile de 7 de setembro praticamente para as autoridades presentes, com cerco de muro de placa de metais, deixando a população para o lado de fora.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli