Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que determina o seu sucesso?

O que determina o seu sucesso?

02/02/2015 Andrea Cabral

Seus pensamentos influenciam sua postura corporal diante das situações?

Certamente! Nem sempre é possível controlar as emoções e o corpo acaba revelando os sentimentos.

É possível, porém, driblar as emoções, afirma a psicóloga social de Harvard, Amy Cuddy, na palestra “Your body language shapes Who you are” (Sua linguagem corporal molda quem você é).

Segundo Amy, uma pose firme não apenas demonstra confiança, mas pode criar essa mesma sensação de forma física e mental. Sua pesquisa relacionou poses de poder a significantes mudanças associadas à confiança, firmeza e ousadia.

É curioso como pessoas bem sucedidas e vitoriosas apresentam movimentos corporais idênticos. Um atleta cego, por exemplo, comemora a vitória da mesma forma que aquele que enxerga: mãos para o alto em forma de “V” e queixos levemente elevados. Isso prova que o sentimento se reflete no corpo. Como uma pessoa sente, assim ela o demonstra fisicamente.

Refletindo sobre isso, percebe-se o quanto o pensamento influencia o corpo. As conclusões da psicóloga referem-se a sentimentos como medo, timidez, insegurança. Entretanto, seria possível, então, despertar o sentimento de coragem diante de situações desafiadoras de saúde?

Várias pessoas vencem doenças graves adotando uma postura espiritual firme diante das adversidades. As ideias espirituais podem levá-las a conclusões nunca antes consideradas. Por exemplo, entender que somos imagem e semelhança de Deus, significa que podemos expressar tudo aquilo que Deus é: Amor, Vida e Mente, como fonte de saúde e coragem. Pensar em qualidades e reivindicá-las pode mudar o comportamento das pessoas e, consequentemente, suas experiências.

A escritora Mary Baker Eddy afirma que “A Mente possui por si mesma toda beleza e poesia e o poder de expressá-las”. Entendo com isso que, como imagem ou reflexo da Mente, todos possuem belas qualidades divinas e a capacidade de usá-las agora mesmo.

Pensar nessa relação do homem com Deus traz uma paz indescritível. Manter o pensamento somente no bem faz desaparecer os sentimentos que tentam impedir a manifestação da saúde.

Quando você estiver em uma situação aparentemente desfavorável, lembre-se quem você é espiritualmente. Dessa forma, será natural expressar saúde, inteligência ou confiança. Sem poses ou fingimento!

* Andrea Cabral é jornalista e atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã - [email protected]

 



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa