Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que determina o seu sucesso?

O que determina o seu sucesso?

02/02/2015 Andrea Cabral

Seus pensamentos influenciam sua postura corporal diante das situações?

Certamente! Nem sempre é possível controlar as emoções e o corpo acaba revelando os sentimentos.

É possível, porém, driblar as emoções, afirma a psicóloga social de Harvard, Amy Cuddy, na palestra “Your body language shapes Who you are” (Sua linguagem corporal molda quem você é).

Segundo Amy, uma pose firme não apenas demonstra confiança, mas pode criar essa mesma sensação de forma física e mental. Sua pesquisa relacionou poses de poder a significantes mudanças associadas à confiança, firmeza e ousadia.

É curioso como pessoas bem sucedidas e vitoriosas apresentam movimentos corporais idênticos. Um atleta cego, por exemplo, comemora a vitória da mesma forma que aquele que enxerga: mãos para o alto em forma de “V” e queixos levemente elevados. Isso prova que o sentimento se reflete no corpo. Como uma pessoa sente, assim ela o demonstra fisicamente.

Refletindo sobre isso, percebe-se o quanto o pensamento influencia o corpo. As conclusões da psicóloga referem-se a sentimentos como medo, timidez, insegurança. Entretanto, seria possível, então, despertar o sentimento de coragem diante de situações desafiadoras de saúde?

Várias pessoas vencem doenças graves adotando uma postura espiritual firme diante das adversidades. As ideias espirituais podem levá-las a conclusões nunca antes consideradas. Por exemplo, entender que somos imagem e semelhança de Deus, significa que podemos expressar tudo aquilo que Deus é: Amor, Vida e Mente, como fonte de saúde e coragem. Pensar em qualidades e reivindicá-las pode mudar o comportamento das pessoas e, consequentemente, suas experiências.

A escritora Mary Baker Eddy afirma que “A Mente possui por si mesma toda beleza e poesia e o poder de expressá-las”. Entendo com isso que, como imagem ou reflexo da Mente, todos possuem belas qualidades divinas e a capacidade de usá-las agora mesmo.

Pensar nessa relação do homem com Deus traz uma paz indescritível. Manter o pensamento somente no bem faz desaparecer os sentimentos que tentam impedir a manifestação da saúde.

Quando você estiver em uma situação aparentemente desfavorável, lembre-se quem você é espiritualmente. Dessa forma, será natural expressar saúde, inteligência ou confiança. Sem poses ou fingimento!

* Andrea Cabral é jornalista e atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã - [email protected]

 



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli