Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que determina o seu sucesso?

O que determina o seu sucesso?

02/02/2015 Andrea Cabral

Seus pensamentos influenciam sua postura corporal diante das situações?

Certamente! Nem sempre é possível controlar as emoções e o corpo acaba revelando os sentimentos.

É possível, porém, driblar as emoções, afirma a psicóloga social de Harvard, Amy Cuddy, na palestra “Your body language shapes Who you are” (Sua linguagem corporal molda quem você é).

Segundo Amy, uma pose firme não apenas demonstra confiança, mas pode criar essa mesma sensação de forma física e mental. Sua pesquisa relacionou poses de poder a significantes mudanças associadas à confiança, firmeza e ousadia.

É curioso como pessoas bem sucedidas e vitoriosas apresentam movimentos corporais idênticos. Um atleta cego, por exemplo, comemora a vitória da mesma forma que aquele que enxerga: mãos para o alto em forma de “V” e queixos levemente elevados. Isso prova que o sentimento se reflete no corpo. Como uma pessoa sente, assim ela o demonstra fisicamente.

Refletindo sobre isso, percebe-se o quanto o pensamento influencia o corpo. As conclusões da psicóloga referem-se a sentimentos como medo, timidez, insegurança. Entretanto, seria possível, então, despertar o sentimento de coragem diante de situações desafiadoras de saúde?

Várias pessoas vencem doenças graves adotando uma postura espiritual firme diante das adversidades. As ideias espirituais podem levá-las a conclusões nunca antes consideradas. Por exemplo, entender que somos imagem e semelhança de Deus, significa que podemos expressar tudo aquilo que Deus é: Amor, Vida e Mente, como fonte de saúde e coragem. Pensar em qualidades e reivindicá-las pode mudar o comportamento das pessoas e, consequentemente, suas experiências.

A escritora Mary Baker Eddy afirma que “A Mente possui por si mesma toda beleza e poesia e o poder de expressá-las”. Entendo com isso que, como imagem ou reflexo da Mente, todos possuem belas qualidades divinas e a capacidade de usá-las agora mesmo.

Pensar nessa relação do homem com Deus traz uma paz indescritível. Manter o pensamento somente no bem faz desaparecer os sentimentos que tentam impedir a manifestação da saúde.

Quando você estiver em uma situação aparentemente desfavorável, lembre-se quem você é espiritualmente. Dessa forma, será natural expressar saúde, inteligência ou confiança. Sem poses ou fingimento!

* Andrea Cabral é jornalista e atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã - brasil@compub.org

 



Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.


Os perigos do Transporte Aéreo Clandestino

Os regulamentos aeronáuticos buscam estabelecer critérios mínimos a serem seguidos pelos integrantes da indústria em questão.


A agenda do dia seguinte

A reforma da Previdência será aprovada no Congresso, salvo fatos graves e imprevistos. A dúvida, hoje, se restringe a quanto será, efetivamente, a economia do governo, em dez anos, já que as estimativas variam entre 500 a 900 bilhões de reais.


Comissão de Justiça e Paz

A CJP de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.


A sabedoria dos mineiros em ajudar os menos favorecidos

Há quatro organizações não governamentais de assistência social situadas em Belo Horizonte que estão fazendo um trabalho maravilhoso para ajudar os menos favorecidos.