Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Organizações voltadas para o “NÃO”

Organizações voltadas para o “NÃO”

17/04/2013 Américo Marques Ferreira

Pessoas e organizações são organismos vivos, razão pela qual podemos estabelecer analogias entre elas. Por exemplo, é possível identificar pessoas manifestando comportamentos opostos como egoísmo e altruísmo.

Da mesma forma, há empresas autocentradas que se diferenciam daquelas voltadas para o cliente. Creio que todos nós já vivenciamos, na condição de clientes ou consumidores, situações características desses comportamentos extremos.

A título de ilustração, passo a relatar a experiência que tive com uma seguradora, quando fui pegar o cheque de restituição de um carro que me havia sido furtado. Era uma sexta feira à tarde e eu pretendia adquirir outro veículo ainda naquele fim de semana, pois fui informado de que o cheque já estava disponível, bastando entregar os documentos do veículo furtado.

Qual não foi minha surpresa quando o funcionário da seguradora me disse que não poderia liberar o cheque, pois não constava no documento do carro furtado que o IPVA do ano anterior havia sido pago. Sem acreditar no absurdo de tal informação, procurei contornar aquela exigência com vários argumentos, mas em todas as tentativas a resposta dele era: “sinto muito, é o regulamento e o senhor vai ter que voltar na segunda feira com a prova de que o IPVA foi realmente pago”.

Buscando ainda encontrar uma solução satisfatória para ambas as partes, me propus a emitir um cheque caução que seria resgatado por mim na segunda feira mediante a entrega do mencionado documento. O funcionário então reagiu indignado à minha proposta com a seguinte afirmação: “Quem o senhor pensa que é”? “Aqui o senhor é um simples cliente”.

Convicto de que não valeria a pena continuar apelando para o bom senso daquele burocrata sem imaginação, perguntei simplesmente quem era seu chefe. Apontando para a mesa ao lado, lá fui eu explicar minha situação na expectativa de encontrar um interlocutor com uma mente mais flexível. Após alguns minutos descobri que também aquele funcionário adotava a mesma postura, ao argumentar que nada poderia ser feito para contornar o impasse, pois o regulamento não permitia.

Seguindo para minha terceira tentativa, o script se repetiu com o mesmo argumento anterior. Subindo gradativamente na hierarquia, cheguei à minha sexta tentativa, ouvindo de um graduado diretor a mesma ladainha de que “como se tratava de uma exigência do regulamento, nada poderia ser feito”. A essas alturas, mais interessado em concluir aquele case de mau atendimento ao cliente do que realmente ver solucionado meu caso, perguntei quem era o superior hierárquico daquele diretor.


Ele me disse que era o vice-presidente, mas que ele não atendia sem hora marcada. Dirigi-me, então, à sala do vice-presidente, mas, ao invés de me anunciar como cliente entreguei à secretária meu cartão de visitas onde constava “consultor de empresas”. Fiquei agradavelmente surpreso quando, após cinco minutos, a secretária me convidou para entrar e me vi perante um senhor com um ar amistoso e receptivo. Imaginando que, finalmente, minha sorte estava prestes a mudar, relatei àquele executivo toda a minha saga com os seis colaboradores com quem havia argumentado anteriormente buscando ser atendido em minha expectativa.

Apesar de manifestar o mesmo clima de cortesia, o vice-presidente afirmou que, infelizmente, não poderia desautorizar seus colaboradores a fim de não desestimulá-los e que o melhor mesmo a fazer era voltar na segunda feira para buscar o cheque, contra a apresentação do documento exigido, conforme o regulamento.

Dando por concluída aquela frustrada experiência, “arquivei” aquele case como um exemplo emblemático de como organizações NÃO devem tratar seus clientes, caso pretendam fidelizá-los a fim de garantir sua perenidade. Alguns anos depois do fato ocorrido, tomei conhecimento de que aquela seguradora, até então uma empresa familiar, havia sido adquirida por uma companhia internacional.

A conclusão que cheguei é que, se não for por altruísmo, trate bem de seus clientes, ainda que seja por egoísmo, pois você estará garantindo o seu futuro e o de sua organização.

*Américo Marques Ferreira é Consultor Sênior do Instituto MVC nas áreas de Gestão da Mudança, Liderança e Team Building.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli