Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Plante todos os dias e colha bons resultados

Plante todos os dias e colha bons resultados

02/02/2018 Monica Higashi

Não deixemos passar um dia sem plantar algo de importante para nossas vidas.

O período de férias está acabando e, na prática, o ano vai começar agora – seja para o empregado, o empresário, o prestador de serviços, seja para os estudantes em todos os níveis, do fundamental à universidade. Para todos, é hora de plantar.

A colheita, ao longo do ano, será do tamanho de nossa determinação, do nosso esforço, da qualidade de nossos planos. Não deixemos passar um dia sem plantar algo de importante para nossas vidas. Sempre devemos aproveitar as experiências do passado, mas vamos deixar de nos preocupar com os problemas do ontem – que já não existe.

Este momento, este minuto, é o mais importante de nossas vidas. O que você pensar e fizer de bom agora é o que trará felicidade. Se você plantar todos os dias, com certeza terá bons resultados. A vida passa depressa, como as águas de um rio que não voltam. Não deixe que 2018 seja um ano desperdiçado.

“Na vida, é importante você estar determinado a progredir e aprimorar-se constantemente”, ensina o mestre e autor japonês Ryuho Okawa em A Mente Inabalável. “Para aqueles que desejam sempre crescer, melhorar e avançar, as dificuldades da vida serão resolvidas com o tempo, como o orvalho da manhã que evapora quando nasce o sol.”

Agarre-se ao divino. “Deixe que o sol que existe em você se eleve cada vez mais. Se fizer um esforço constante para isso, sem descansar nem desistir, um amplo caminho surgirá a sua frente. O essencial na vida é criar um alicerce firme e buscar o aperfeiçoamento pessoal”, diz Okawa.

A determinação em avançar trará a estabilidade de um iceberg e forças para você se manter inabalável quando surgirem problemas, não importa qual dificuldade terá de enfrentar. Tudo o que você viver ao longo de cada dia – sejam alegrias, sejam desafios – se traduzirá em acúmulo de conhecimento.

Experiências armazenadas, aprendizados em uma viagem, por meio da leitura de um bom livro, em um curso ou palestra, ajudam nas decisões e levam a ações mais acertadas. Você conseguirá compreender melhor a si mesmo e aos outros.

Para entender a importância de ter conhecimento armazenado e muita experiência, imagine-se como um motorista dirigindo sob chuva, como um médico em uma cirurgia complexa, como um engenheiro ao calcular os fundamentos de um edifício, ou como uma cozinheira preparando diversos pratos para um jantar. Em qualquer situação exige-se coragem e determinação.

Esse sentimento de buscar sempre o melhor a cada minuto, evitando atitudes das quais precisemos depois nos arrepender, nos tornará mais sábios e mais fortes para enfrentar situações difíceis. E se estas sobrevierem, devem servir de trampolim para refinar nossa alma.

“Na verdade, é quando você está lutando para vencer dificuldades que sua alma brilha e sua alegria se expande”, diz o mestre japonês. A vida é cheia de más colheitas e contratempos. Não devemos esperar apenas bons resultados. Mas, nunca deixemos de tentar.

Diante de inevitáveis sofrimentos, sejamos como o agricultor que todos os anos elimina espinhos e ervas daninhas para preparar o plantio de suas sementes selecionadas. Ele faz a sua parte. Por fim, ao buscar o progresso e o aprimoramento, não podemos descuidar da construção da nossa felicidade e da felicidade dos que caminham conosco.

“Precisamos sempre olhar para nossa vida por uma perspectiva espiritual”, afirma Ryuho Okawa em O Milagre da Meditação, recém-lançado no Brasil. “O Mundo espiritual existe; é uma verdade imutável”. Essa consciência é que dará sentido a tudo o que fizermos em cada dia do ano.

* Monica Higashi é consultora de novos negócios da editora IRH Press do Brasil, que publica em português as obras de Ryuho Okawa.



Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.


Vencido o primeiro desafio da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados de pessoas físicas nas suas mais variadas aplicações e ambientes.


Telemedicina, fortalecimento do SUS e um primeiro balanço da pandemia

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alertou Camões. Todo o mundo é feito de mudanças.


Médico: uma profissão de risco

Estudar medicina é o sonho de muito estudantes, desde o cursinho o futuro médico se dedica a estudar para conseguir entrar no super concorrido curso de medicina.


Como a quarentena provocou o êxodo urbano para cidades que oferecem mais qualidade de vida

A pandemia e as medidas de isolamento social fizeram com que as pessoas precisassem adaptar a rotina de trabalho, estudos, lazer e até de saúde, trazendo estas atividades para dentro de casa.


A era do fogo chegou

Pantanal, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, já teve 16% de todo território queimando.


Autoconhecimento: uma regra de ouro da vida

Há quem os critique, há quem os ame; eles já me resgataram do fundo poço e lhes sou grata: os livros de autoajuda.


Você tem curso universitário?

Naquela macia manhã de domingo, fui com meu pai, à missa, na igreja de Santíssima Trindade.


Voto é interesse. Não é direito, nem dever…

A partir desta quarta-feira (16), os mais de 5600 municípios brasileiros já conhecem os homens e mulheres que pretendem governá-los ou ser vereadores entre 01/01/2021 e 31/12/2025.


7 tendências em Analytics que estão mudando a área financeira

Segundo a consultoria McKinsey, mais de 90% dos 50 principais bancos do mundo utilizam, de forma avançada, a tecnologia de análise de dados, também conhecida como Analytics.