Portal O Debate
Grupo WhatsApp

PMEs: Sete dicas para construir sua credibilidade online

PMEs: Sete dicas para construir sua credibilidade online

05/10/2015 Lívia Lampert

Se você ainda acredita que construir uma boa reputação online é algo rápido, conquistado simplesmente com um bom website e anúncios em buscadores e portais, recomendo rever seus conceitos.

Na internet, qualquer tipo de informação sobre sua marca pode circular livremente, a uma velocidade inimaginável, por meio das mídias sociais, blogs ou qualquer outro canal, seja ela informação boa ou ruim.

Estabelecer confiança no seu negócio online é, ao mesmo tempo, vital e difícil. Essa é uma missão especialmente complicada para quem está dando os primeiros passos e ainda não tem uma marca conhecida.

Além dessas dicas, existem diversos fatores que influenciam na credibilidade de seu negócio, mas o fator principal é, sem dúvidas, a qualidade do produto/serviço que você oferece. Porém, mesmo empresas com produtos de ótima qualidade podem ter problemas se não observarem alguns detalhes.

A construção de uma relação confiável junto aos clientes (ou potenciais) é um passo importante para os negócios online, em especial para os e-commerces. Mesmo se você não tem uma marca reconhecida (ainda), empregar atitudes e sinais podem ajudá-lo a provar para seus usuários e clientes que a sua empresa é confiável e legítima.

É uma imagem construída por fatos. Então, encoraje seus clientes a avaliarem cada experiência de compra.

1. Seja transparente, sempre

Na sua comunicação via telefone, chat ou mídias sociais, não responda aos seus clientes e possíveis clientes como um robô. Lembre-se de sua natureza humana e mantenha uma comunicação autêntica e humanizada, se você tem um time que atende clientes, prepare-os para atender de forma educada e sincera.

Respostas prontas devem se restringir a questões técnicas. É muito mais fácil gostar, conhecer e confiar nas pessoas por trás das marcas do que nas marcas em si. Por isso, adicionar imagens dos membros da equipe, juntamente com breves biografias pode ajudar a desenvolver ainda mais a confiança por humanizar a sua marca.

O tom do conteúdo também é importante, dependendo da sua área é ideal ser mais despojado ou mais direto, evite exagerar na retórica e passar a sensação de que está “enrolando” o visitante. Lembre-se, a importância de humanizar sua marca vem do fato de que as pessoas preferem fazer negócios com aqueles que gostam, conhecem e confiam. Aproveite e capriche na página de apresentação do seu negócio, o link “Sobre nós” do seu site. Inclua os prêmios que recebeu e qualquer outra grande realização da empresa.

2. Opções de contato devem ser encontradas facilmente

Para mostrar a legitimidade do seu negócio online, não esqueça de ter uma página de contato no seu site. Essa página precisa conter no mínimo:

Um endereço físico
E-mail de contato
Número de telefones

Dependendo do caso outras informações podem ser necessárias. Não esqueça de ser consistente quando preencher essas informações em outros locais da web, como o Google Meu Negócio.

3. Compartilhe depoimentos e resenhas

Sempre que possível, inclua reviews de produtos e serviços na sua página. Essa é uma forma convincente para ganhar a confiança dos visitantes, pois muitos consumidores pesquisam bastante antes de fechar compras e contratos, sendo que saber a opinião de um cliente satisfeito pode ser decisivo. Torne a busca por informações que engrandecem seu produto/serviço ainda mais acessível, incluindo links de testemunhos e resenhas.

4. Ajude!

Para um marketing de conteúdo orientado à credibilidade, use seus canais online para ajudar o cliente. Se você demonstrar que sabe do que está falando, sua reputação irá convencer os usuários de que seu negócio é legítimo. Forneça informações valiosas e de interesse do seu público, além de participar das discussões em torno da sua área de atuação.

5. Design e visual alinhados à proposta do negócio

Um web design obsoleto, sem conexão com o que sua empresa acredita, seus esforços em conteúdo serão em vão. Não importa o quão relevante e atrativo é o seu conteúdo, você precisa de um design que acompanhe toda essa performance, caso contrário, se o design do site parece feio e pouco profissional (ou não pode ser lido no celular ou tablete), você provavelmente perderá uma grande porcentagem de usuários devido à péssima experiência de uso.

6. Pagamento seguro

Quando o cliente está pronto para comprar, há um detalhe final que pode influenciar a sua decisão de seguir com ele: a segurança da transação. É importante que fique visualmente claro, que os dados estão sendo trocados em uma conexão segura. É importante usar criptografia SSL para impedir que pessoas não autorizadas acessem as informações financeiras.

Adicionar um ícone ou texto breve na área de check-out afirmando que todas as transações são seguras pode ser útil também. Além desse texto, existem alguns fatores visuais que atestam o uso do certificado SSL como, por exemplo, o início da URL do site passa de http:// para http://. Outro sinal consiste em um cadeado que aparece fechado, na barra de endereço, enquanto o usuário navega em ambiente seguro. Também na barra de endereços, o nome da marca do e-commerce aparece em verde.

7. Monitore sua reputação

Mesmo com diversas ferramentas disponíveis para medir e monitorar o que estão falando da sua marca, é possível fazer isso de forma manual, se você é uma pequena empresa. Comece com uma pesquisa simples sobre a sua empresa e seus produtos ou serviços nas principais ferramentas de busca.

Depois identifique a origem e analise o conteúdo apresentado em cada uma delas. Se os seis primeiros resultados se referem à sua organização em termos neutros ou favoráveis, você pode se sentir bastante satisfeito. E se mais de 50% desses resultados vêm de locais fora do seu domínio, considere-se mais que satisfeito.

* Lívia Lampert é head de marketing para a KingHost.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli