Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que o Upskilling será tão importante para os profissionais nos próximos anos

Por que o Upskilling será tão importante para os profissionais nos próximos anos

13/01/2023 Fernando Baldin

Primeiro, vale começar explicando o que é Upskilling: Upskilling é o processo de adquirir novas habilidades ou aperfeiçoar aquelas já existentes, para se tornar mais qualificado e capaz de desempenhar novas tarefas ou atividades em seu trabalho ou em sua vida pessoal.

O objetivo final da upskilling é ajudá-lo a se tornar mais valioso e bem-sucedido em seu trabalho e em sua carreira.

Todos os dias, encontro pessoas falando que querem deixar suas carreiras, conquistadas por meio de cursos superiores ou técnicos, para entrar na área de tecnologia.

Mais do que nunca isto é possível, porque as empresas de tecnologia criaram formas de interagir e criar soluções que dependem muito mais do conhecimento de negócio do analista do que da sua capacidade em escrever código.

A essas soluções damos o nome de low code ou no code, termos que se referem a plataformas ou ferramentas de desenvolvimento de software cuja criação de aplicativos ou soluções de tecnologia são permitidas sem a necessidade de escrever códigos de programação.

Em vez disso, os usuários podem criar aplicativos e soluções usando elementos pré-construídos, como modelos, widgets e outras ferramentas visuais.

E no uso dessas ferramentas, a principal característica é a criatividade. Pois ter a capacidade de ver um mesmo problema por diferentes ângulos permite criar soluções inovadoras.

Por isso, a digitalização dos negócios está mudando a forma como pensamos nossas carreiras; não é mais sobre saber mais do mesmo mercado, mas acompanhar as mudanças e aprender todo dia um pouco sobre algo novo.

A experiência sempre será insubstituível, mas a compreensão de como aplicar novas ferramentas para evoluir a experiência do cliente ou aumentar a produtividade da empresa será uma habilidade fundamental.

Nesse contexto, a promoção do Upskilling para capacitar as pessoas a atuarem em um novo cenário, usando as tecnologias disponíveis, pode acelerar a jornada de transformação digital dos negócios, disseminando a tecnologia como uma ferramenta adicional para todos usarem.

Assim são as tecnologias de automação, que não devem ser algo exclusivo das áreas de TI, mas sim disseminado para outras áreas como: RH, Financeiro, Vendas, Marketing, Contabilidade etc.

Da mesma forma que o e-mail, Excel, Powerpoint e tantas outras ferramentas que usamos no dia a dia já foram vistas como exclusivas de uma área, a automação se espalha pelos departamentos da empresa e os profissionais que entenderem como aplicar em suas rotinas irão se destacar rapidamente. É sobre fazer mais e da melhor forma possível.

Quando ouvíamos falar sobre profissões do futuro, sempre imaginávamos novas atividades ou até novos cargos a serem criados, mas hoje, o futuro é sobre adequação do conhecimento do passado com as possibilidades tecnológicas atuais.

Todo profissional hoje é um potencial disruptor de si mesmo, para isso deve abrir sua mente na busca de novas tecnologias que melhorem o seu desempenho e sua qualidade de vida.

* Fernando Baldin é formado em Relações Públicas com Pós-graduação em Administração de empresas, há mais de 20 anos com Service Desk e Serviços de TI.

Para mais informações sobre upskiling clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Comunicação Vertical



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto