Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Prisão – Novo posicionamento do STF

Prisão – Novo posicionamento do STF

01/03/2016 Bady Curi Neto

Vale dizer, enquanto houver a possibilidade da reversão da condenação não é justo que o réu seja recolhido a prisão.

O Supremo Tribunal Federal modificou seu posicionamento jurisprudencial, por maioria de votos, na seção realizada no dia 17 de fevereiro, firmando entendimento que a aplicação da pena de prisão pode ser realizada depois que as condenações criminais sejam confirmadas em segunda instância.

À primeira vista, aos olhos da população, cansada de conviver com a violência brasileira e a impunidade, parece ser um avanço na aplicabilidade da sanção penal mais severa.

O Ministro Teori Zavascki, em trecho de seu voto, disse que é preciso ‘atender a valores caros não apenas aos acusados, mas também a sociedade’.

Ouso discordar do posicionamento da Suprema Corte e o faço a luz dos princípios esculpidos no artigo 5º da CF/88, notadamente o da ampla defesa, do contraditório e principalmente o da presunção da inocência, ninguém pode ser considerado culpado sem que o processo tenha transitado em julgado (leia-se: não cabe mais recurso).

Estes princípios, sim, são valores caros a toda sociedade, seja um cidadão acusado de ter cometido um delito ou não. O bem mais sagrado a qualquer pessoa é a sua liberdade e no processo penal a pena, na maioria das vezes, é a segregação do indivíduo da coletividade em uma prisão.|

O princípio da presunção da inocência é uma segurança da sociedade, onde a pessoa que responde a um processo penal terá garantida a ampla defesa, contraditório, não sendo privado de sua liberdade enquanto houver possibilidade de recurso e o processo, via de consequência, tenha chegado ao seu final. Vale dizer, enquanto houver a possibilidade da reversão da condenação não é justo que o réu seja recolhido a prisão.

Neste ponto está o cerne da questão. É de se perguntar: Seria justo prender um cidadão com o julgamento de segunda instância e, após decorrido alguns anos, em grau de recurso, os Tribunais Superiores anulassem a decisão, modificassem a pena ou absolvessem o réu?

Quem indenizaria um indivíduo privado de sua liberdade, de seus afazeres, amigos e familiares? O dano é irreparável. Lado outro, existem motivos processuais que permitem ao Juiz de primeiro grau decrete a prisão provisória para que o acusado responda o processo preso.

Se não há motivos para prisão provisória em primeiro grau como justificar a decretação após o julgamento de segunda instância, enquanto pendente de recursos, me parece contraditório. Acrescente-se, ainda, que se existe a possibilidade recursal para os Tribunais Superiores é porque há a plausibilidade de ser modificada a decisão condenatória de segunda instância, ao contrário, não haveria sentido o julgamento nestes Tribunais.

A OAB, em nota, citou um expressivo índice de reforma das decisões condenatórias de segundo grau pelo STJ e STF. Firmando que ‘Nesse cenário, o controle jurisdicional das cortes superiores mostra-se absolutamente necessário à garantia da liberdade, da igualdade da persecução criminal e do equilíbrio do sistema punitivo.’

Com todas as vênias a opiniões contrárias, o novo entendimento majoritário do STF, parece ter esquecido dos princípios garantistas constitucionais para atender um clamor popular, com a falsa impressão que isto levará o fim da impunidade.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso