Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quem tem medo de sair de férias?

Quem tem medo de sair de férias?

11/12/2015 Jaques Grinberg Costa

O mês de dezembro chegou e muitos profissionais aproveitam para descansar junto aos familiares e filhos.

As férias são consideradas um dos momentos mais esperados no ano, mas, que ao mesmo tempo traz medo e insegurança.

Grande parte dos profissionais brasileiros têm medo de sair de férias e os motivos são diversos, como:

- Alguém pode assumir o seu lugar no trabalho.

- O chefe pode encontrar falhas no trabalho por causa da ausência.

- Despesas extras com passeios, viagens e compras podem prejudicar o orçamento.

- Pendencias no trabalho que não foi possível ser concluir até o início das férias.

- Para alguns, mais tempo com os familiares e amigos pode gerar conflitos desnecessários e desagradáveis.

- E com a crise e falta de dinheiro, sair de férias para ficar em casa.

Talvez por causa dos medos citados acima, os brasileiros estão em segundo lugar no ranking dos países cujos viajantes de férias são os mais conectados ao trabalho.

Em primeiro lugar está a China. A tecnologia é o principal motivo, com um smartphone mesmo nas férias é fácil acompanhar os e-mails e informações da empresa e clientes.

O que era para ser um descanso pode transformar-se um pesadelo. Imagine sair de férias, cansado e querendo descansar.

No segundo dia em casa você recebe uma mensagem no celular dizendo que o chefe fez um comentário ao seu respeito, mas não dizem qual e nem sobre o que.

A primeira coisa que irá pensar é a possibilidade de perder o emprego quando retornar. Qual será a qualidade das duas férias? As férias são um direito dos funcionários brasileiros e obrigatórias de acordo com a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e tem no máximo 30 e no mínimo 20 dias.

O período de gozo das férias é determinado pelo empregador, mas geralmente é feito acordo entre empregado e empregador. Se as férias são, um direito e obrigatórias, temos que aproveitá-las ao máximo.

Aproveite essas seis dicas para curtir as férias sem estresse:

1. Confie em você, no seu potencial como profissional. Se durante o ano você fez o seu trabalho, foi pró-ativo e cumpriu as metas, não precisa preocupar-se.

2. As férias devem ser planejadas, principalmente as despesas financeiras. As viagens costumam ser mais baratas quando compradas com antecedência. Faça viagens dentro das suas condições, se o sonho estiver muito mais alto, comece a economizar agora para realiza-lo nas próximas férias.

3. Você irá receber um adiantamento e um acréscimo de 1/3 do seu salário. O adiantamento deve ser guardado, ele será descontado no seu próximo salário.

4. Você já sabe quando irá sair de férias, com uma certa antecedência. Faça um planejamento e não deixe pendências. Sabe aquele documento ou job pendente, finalize-o. O que depender de terceiros avise os envolvidos no projeto que você estará ausente por um tempo e que a sua parte já está finalizada.

5. Aproveite as férias ao lado de pessoas que você gosta e consegue conviver. É um momento para descansar e sem conflitos. Escolher as companhias, faz parte do planejamento de férias.

6. A falta de planejamento é muitas vezes o vilão das férias. Pense nas férias como um job profissional e aproveite para descansar. Quando retornar, terá muito trabalho!

* Jaques Grinberg Costa é empresário, coach e palestrante, trabalha com os temas de empreendedorismo, vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli