Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Relações Iluminadas

Relações Iluminadas

08/01/2023 Fernando Adas

Família reunida para a passagem do ano. TV ligada mostrando os fogos nas diversas cidades do mundo.

Já é 2023 em Sidney... fogos. Em Tóquio... fogos. Paris... Lisboa...São Paulo...fogos. De repente, Gabriel, o neto de sete anos, opina: “Os fogos mais bonitos foram os de Londres”.

“Mas os da Alemanha tinham corações coloridos”, argumenta sua irmã Aurora. E o pai, para encerrar a discussão e mostrar neutralidade, sentencia: “Todos são muito parecidos”.

De fato, o céu iluminado na noite do Réveillon é muito semelhante em qualquer lugar do mundo. É claro que o teor emocional da festa, faz com que cada país julgue sua celebração mais bonita. Entretanto, na prática, as luzes e diferenciais são fugazes e efêmeros.

Após os fogos, um comercial de automóvel surge na TV, com a promessa de fazer o novo ano mais charmoso e veloz. Fico pensando sobre esses diferenciais prometidos que, de alguma forma, assemelham-se aos fogos de artifício.

Charme e velocidade são prometidos por muitos automotivos. Qual seria o diferencial único e exclusivo para determinada marca?

Você que me lê agora, qual o seu diferencial único como pessoa, como profissional, como cidadão, amigo ou vizinho? Acredito que 2023 será diferente e melhor se pensarmos sobre isso. As empresas também.

Campanhas publicitárias surgem barulhentas e brilhantes, a todo momento. Prometem cores, brilho, chamam a nossa atenção com explosões promocionais. Mas, após os dez minutos iniciais, o que entregam efetivamente?

Tenho um vizinho que me fala “bom dia” todos os dias. Mal o conheço, não sei o que faz da vida nem em quem votou para presidente. Mas sou cumprimentado por ele, diariamente, e isso me deixa feliz.

Este seu diferencial me motiva a conhecê-lo melhor, a comentar sobre sua atitude positiva e talvez esta seja um pista inspiradora para os nossos diferenciais.

Pense nisso, questione o que você tem oferecido às pessoas, para que elas gostem e queiram você. Faça o mesmo às suas marcas, seus produtos e serviços.

Desta forma, sua comunicação vai brilhar e conquistar simpatias não apenas na noite do Réveillon, mas ao longo do ano todo.

* Fernando Adas é fundador e diretor de planejamento e atendimento da Fine Marketing.

Para mais informações sobre comunicação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vetor



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena