Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Roteirização Dinâmica: como quebrar o paradigma do modelo estático?

Roteirização Dinâmica: como quebrar o paradigma do modelo estático?

01/11/2023 Caio Reina

O objetivo deste artigo é fornecer uma metodologia de planejamento de rotas que quebra o paradigma do modelo estático e tem potencial de reduzir até 40% do custo de transporte.

Esse assunto é especialmente importante atualmente. Com o aumento do preço do combustível, escassez de capacidade de transporte e uma pressão enorme por elevar cada vez mais a experiência do cliente, a roteirização dinâmica deve ser o projeto de maior prioridade nas agendas dos gestores de logística nos próximos anos.

O que é um roteirizador de entregas e como ele funciona?

Um roteirizador de entregas online é uma ferramenta tecnológica que planeja as melhores rotas para veículos que realizam entregas ou serviços de acordo com as necessidades específicas de cada operação.

Essa funcionalidade considera dados importantes da operação, como o número de entregas mensais, áreas de atendimento, janela horária e as categorias de produto, para garantir maior assertividade logística.   

Roteirização estática:

Algumas soluções de software são consideradas parte da infraestrutura de tecnologia em operações de last mile. Esse é o caso de software de roteirização.

O motivo é que o last mile faz a interface física da logística com o cliente final e por isso precisa garantir o sucesso da experiência de compra.

Por outro lado, o last mile é significativamente caro em relação ao resto da logística, representando metade do custo de transporte das empresas.

Naturalmente, o objetivo do gestor de last mile é buscar melhorar seus processos com foco em deixá-lo mais simples e, por consequência, com menos risco de erros.

Nesse contexto é que surgiu a roteirização estática, um conjunto de regras simples para formação de cargas baseado em regionalização geográfica – geralmente utilizando faixa de CEP e bairros.

Esse modelo ganhou bastante aceitação pelas empresas que fazem gestão do transporte ao longo dos anos. O motivo da alta adesão é a natureza intuitiva da regra.

Dessa forma, desde o motorista até o responsável pela separação dos produtos falam a “mesma língua”. Mas essa simplicidade guarda uma ineficiência de custo que, por muito tempo, não foi explorada nas empresas.

Uma parte pela força do status quo de gestores que costumam repetir jargões como: “sempre funcionou assim” ou “não mexe em time que está ganhando”.

Mas a outra parte, que é mais representativa, foi pela transformação que o próprio last mile passou nos negócios nos últimos anos. Se tornando uma atividade estratégica na era do foco na experiência do cliente.

Como funciona a Roteirização Dinâmica

A roteirização está presente desde as operações conhecidas como next day delivery (ou D+1), que  são o foco deste artigo, até operações como same day delivery e same hour delivery.

Por isso, o adjetivo “dinâmica” foi utilizado para representar a elasticidade que os modelos de last mile possuem atualmente.

Mas o que é exatamente dinâmico? Uma forma fácil de entender esse conceito é olhar para as variáveis que são consideradas no momento do planejamento.

Na roteirização estática, são consideradas como informações fixas a lógica de separação dos produtos e a região de atendimento dos veículos.

A única parte que se mantém dinâmica é o sequenciamento das entregas, que é terceirizado para o motorista.

Na roteirização dinâmica de next day delivery, as definições de regiões de atendimento, veículos necessários e sequenciamento das entregas são realizadas através da aplicação de algoritmos especialistas e a otimização do custo de transporte está ligada diretamente a capacidade de otimização desses algoritmos. Existem diversas abordagens de construção de algoritmos de roteirização.

Como esse tema é bastante denso, vou deixar para um próximo artigo. O importante é entender que ao aplicar essa abordagem dinâmica em contraponto à estática, é possível reduzir os custos de transporte na ordem de 40%!

O motivo dessa grande redução é que a abordagem dinâmica ataca diretamente as duas principais alavancas de custo de transporte: a quantidade de veículos utilizada e o gasto com combustível, de forma eficiente e integrada.

Desafios de implementar a Roteirização Dinâmica

- Cultura e adesão do time;
- Engajamento dos motoristas;
- Obsessão por indicadores de produtividade;
- Melhoria e adaptação contínua de acordo com a evolução da empresa e dos serviços.

O projeto de implantação de um processo de roteirização dinâmica está na agenda das principais empresas atualmente. Os ganhos absorvidos podem transformar os negócios e a carreira dos gestores responsáveis.

Pesquise e escolha uma solução com software robusto e um time de especialistas para apoiar essa revolução da operação.

* Caio Reina é CEO e fundador da RoutEasy.

Para mais informações sobre roteirização dinâmica clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Pine PR



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto