Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seis dicas para manter a harmonia com os colegas de trabalho

Seis dicas para manter a harmonia com os colegas de trabalho

29/09/2016 Eduardo Shinyashiki

É preciso muito cuidado para não “descontar” a pressão no colega.

Seis dicas para manter a harmonia com os colegas de trabalho

Em época de enxugamento de equipes, em que as empresas exigem mais resultados com menos pessoas, é natural que o nível de estresse aumente.

No entanto, é preciso muito cuidado para não “descontar” a pressão no colega - que provavelmente está na mesma situação que você.

Para manter a harmonia no trabalho e não desestabilizar as suas próprias emoções, deixo seis dicas importantes para agregar ao seu dia a dia profissional e melhorar o relacionamento com a equipe.

1 - Antes de querer ser compreendido, compreenda o outro

O primeiro passo para manter a harmonia com os colegas é compreender que o seu ponto de vista não é necessariamente o mesmo do outro. Cada um de nós enxerga a realidade do seu próprio jeito, de acordo com a sua história pessoal e as suas experiências. Por isso, cada pessoa constrói uma visão diferente do mesmo problema.

2 - Olhe as situações de pontos de vista diferentes

Desenvolva uma visão mais aberta para poder observar as situações e as pessoas de diferentes perspectivas e ângulos. É preciso se distanciar, por um momento, do que você quer e olhar para a situação como um observador, da forma mais neutra possível - emotivamente falando -, suspendendo por um momento os julgamentos pessoais.

3 - Seja gentil na sua comunicação

Muitas vezes, as palavras usadas, o tom de voz, o volume, a postura corporal, as expressões do rosto e os gestos são elementos que podem minar a harmonia e alimentar conflitos entre a equipe. Isso pode influenciar diretamente nos resultados. Seja gentil na comunicação. Ser assertivo não significa ser agressivo nem violento.

4 – Tenha bom humor e seja otimista

Manter o bom humor, o otimismo e treinar olhar sempre o lado bom das situações são atitudes que influenciam positivamente a vida das pessoas. Além disso, ajudam a manter a mente aberta e a melhorar os relacionamentos interpessoais.

5 - Expresse gratidão

Expressar o sentimento de gratidão para as outras pessoas desenvolve a valorização e o fortalecimento dos vínculos e da confiança.

6 - Cuide de você e respeite suas necessidades

Cultive os seus sonhos. Cuide do seu corpo, da sua saúde, espiritualidade e força interior, afinal, estar bem consigo mesmo reflete positivamente em tudo, inclusive nos relacionamentos com as outras pessoas.

Com essas atitudes você será capaz de manter um ambiente de trabalho mais harmonioso e atingir todos os resultados traçados com a força e a união da equipe!

* Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena