Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sem recanto do guerreiro, mas com escritório

Sem recanto do guerreiro, mas com escritório

20/08/2022 Weber Carvalho

Há 11 anos, circulava na TV o comercial de uma marca de tubos e conexões que trazia uma mensagem divertida: um casal, acompanhado de um arquiteto, passeia pela fundação da casa em construção.

O homem é um sujeito iludido, que vai ditando a função de cada cômodo, enquanto a mulher, com autoridade, vai corrigindo. O arquiteto anota as orientações dela.

Onde ele quer a sala, ela avisa que será a cozinha. Onde para ele deverá ser o escritório, será o espaço do closet. A tubulação, que pra ele tanto faz, é a marca que ela determina.

O recanto do guerreiro, que seria o espaço dos seus sonhos, com mesa de sinuca, chopeira e churrasqueira, será o “quarto da mamãe”.

Se fosse hoje, este homem teria ao menos um motivo pra comemorar: além de ter a sogra por perto, o escritório que ele planeja vai sair do papel.

Pelo menos é o que mostram as tendências da construção civil. Os projetos imobiliários vêm aderindo à moda do home office, que, para muitas empresas e trabalhadores, veio pra ficar.

É claro que a mudança para o home office não foi uma adesão tão massiva a ponto de esvaziar os escritórios da Avenida Paulista, mas há indícios de que o trabalho em casa tende a aumentar nos próximos anos.

Um estudo recente, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que uma em cada quatro pessoas poderia trabalhar de forma remota. Isto significaria um universo de 20,4 milhões de pessoas, parte considerável dos trabalhadores ativos do país.

Os projetos de engenharia e arquitetura seguem essas tendências comportamentais. O escritório, hoje, deixou de ser um luxo de residências onde falta gente e sobra cômodo, e passou a ser um ambiente quase que obrigatório para os trabalhadores em regime de home office.

Outra adaptação tem sido nas áreas comuns dos condomínios. Há projetos que convertem parte da área de lazer em um escritório montado, preparado para oferecer ao morador um espaço de trabalho adequado e completo, com direito a mesa de reunião, ponto de internet e um ambiente sóbrio, que entrega conforto e um toque de profissionalismo ao local.

O resultado disso é que a procura por residências em condições de atender a essa necessidade tem sido crescente nas corretoras de imóveis, e o futuro parece mesmo indicar que as pessoas passarão mais tempo em casa, ainda que em estado de trabalho.

Se a casa do comercial só tinha espaço para o closet e o quarto da mamãe, no nosso imaginário dá pra considerar que o casal já se mudou de lá.

* Weber Carvalho é engenheiro civil e diretor técnico da Projelet.

Para mais informações sobre home office clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves