Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia e medicina, combinação para viver mais e melhor

Tecnologia e medicina, combinação para viver mais e melhor

21/04/2012 Américo Tângari Junior

Imaginar o futuro sempre foi uma atitude envolvida por uma atmosfera mágica, repleta de ilusões e engenhocas mirabolantes.

No famoso filme da década de 80 “De Volta para o Futuro” ficávamos maravilhados com a possibilidade de em 2015 podermos dirigir automóveis voadores e conversar com pessoas a quilômetros de distância por meio de uma tela. O mundo mudou e muito nos últimos anos.

Embora um pouco diferente do previsto por Hollywood, algumas das evoluções imaginadas hoje são reais no nosso cotidiano. Os tablets e celulares estão aí para provar. Chegamos ao ano 2012 com avanços significativos e revolucionários na área da tecnologia. Inúmeros são os aparatos que conectam pessoas do mundo todo em tempo real, com o simples tocar dos dedos. Novos lançamentos surgem a cada instante, numa rápida e constante evolução. A medicina, como já era previsível, também foi beneficiada por este desenvolvimento.

Foi-se o tempo em que o estetoscópio e depois o eletrocardiograma eram os únicos exames capazes de detectar alguma anomalia no coração. Atualmente contamos com um verdadeiro arsenal de alta tecnologia para auxiliar na prevenção e também no monitoramento de doenças cardiovasculares.

O surgimento da ressonância magnética, do ecocardiograma tridimensional e da tomografia computadorizada significou ganhos imensuráveis para a saúde humana, uma vez que com sua utilização, dentre outros diagnósticos, pode-se detectar a presença de placas de gorduras acumuladas nas paredes das artérias antes que o quadro clínico se torne irreversível, culminando na obstrução dos vasos sanguíneos. Assim, doenças cardiovasculares podem ser previstas e evitadas por meio de medicamentos específicos.

Aplicada nas áreas de oncologia, neurologia e cardiologia, a Tomografia por Emissão de Pósitrons, conhecida por PET Scan, tem capacidade para identificar e avaliar o fluxo do sangue, o oxigênio e a glicose presentes no organismo, o que permite ao médico saber como está a saúde de órgãos e tecidos. A tecnologia detecta tumores e metástases, lesões no músculo cardíaco, alterações de memória dentre outras doenças. Com o advento da robótica os procedimentos cirúrgicos tornaram-se minimamente invasivos, possibilitando aos pacientes vantagens incomparáveis quanto às cirurgias convencionais.

Cateteres são utilizados para troca da válvula cardíaca e há próteses tão sofisticadas a ponto de terem durabilidade prolongada. O desconforto e a dor no pós-operatório são minimizados, assim como a perda sanguínea durante a cirurgia e o tempo de permanência no hospital. Instrumentos acoplados a um robô reproduzem com precisão os movimentos das mãos do cirurgião no momento da operação.  Outro artefato com os dias contados são as agulhas.

A medicina já estuda como realizar exames de sangue por meio de eletrodos digitais, os quais, quando em contato com a pele do paciente, serão capazes de coletar os dados necessários e enviá-los automaticamente para avaliação do médico. É a tecnologia a serviço da medicina e da preservação da saúde humana. Em um futuro não muito distante, teremos diagnósticos imensamente mais precisos e, quem sabe, tratamentos eficazes para doenças hoje incuráveis como o câncer e a AIDS.

Descobertas tornaram-se cada vez mais frequentes e o compartilhamento propiciado pela era digital agora permite que o conhecimento se espalhe ao redor do mundo quase que em tempo real, o que significa um ganho imensurável para a nossa história e evolução. Nós, os médicos, temos o dever de estar preparados para absorver este turbilhão de novas informações e novidades. Muito ainda está por vir.

Congressos e especializações não poderão mais ser a única fonte de conhecimento. Precisaremos agregar os estudos da medicina aos conhecimentos tecnológicos. Estar por fora do que se discute pela área médica mundial em termos de avanços da tecnologia é estar alheio ao nosso presente, e sobretudo, ao futuro da humanidade. Quem viver verá.

*Américo Tângari Junior é especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira. Integra a equipe de Cardiologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli