Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Trump vai mesmo botar pra queimar?

Trump vai mesmo botar pra queimar?

25/11/2016 Marcos de Sousa

Uma coisa é a campanha, outra coisa é o homem na cadeira presidencial da Casa Branca.

Ironia da história, Donald Trump vencia as eleições nos Estados Unidos exatamente quando representantes de todos os países do mundo estavam reunidos em Marrakech, no Marrocos, para discutir a redução das emissões dos gases de efeito estufa.

O encontro - COP 22 - marca o aniversário do acordo ajustado em Paris, em novembro de 2015, que prevê a gradativa eliminação dos combustíveis fósseis para a geração de energia e transportes. Em sua campanha, Trump declarava que o aquecimento global é uma lorota inventada pelos chineses e pelos "abraçadores de árvores".

E prometia não apenas seguir queimando petróleo, mas intensificar também o uso de carvão. Mais ainda, o futuro presidente também declarou que pretende estimular o desenvolvimento da indústria automobilística norte-americana, exatamente quando o mundo inteiro busca alternativas ao carro.

Para lembrar: os EUA são o segundo país do mundo (atrás apenas da China) em emissões de carbono. São cerca de 6 mil megatoneladas de CO2 por ano, dos quais 1.545 megatoneladas se devem à frota de carros, caminhões e ônibus.

Os dados, de 2015, são do U.S. Energy Information Administration (EIA). Não é crível que Trump seja capaz de abortar a participação dos Estados Unidos no acordo internacional, o que significaria a demolição de toda a negociação realizada até agora.

Como se sabe, uma coisa é a campanha, outra coisa é o homem na cadeira presidencial da Casa Branca, com toda a pressão social sobre seus ombros. Vamos ficar atentos. Ainda no cenário internacional, vale ler com atenção o relatório Cities Alive, Towards a walking world da empresa internacional de engenharia Arup, que mostra porque os gestores públicos contemporâneos devem investir na melhoria da caminhabilidade em suas cidades.

Exemplar é a iniciativa de Buenos Aires, que vai triplicar a área com restrição a carros no centro da cidade, estimulando a circulação a pé, de bicicleta e de transporte público. Outro exemplo está sendo dado por São Paulo, que vai ampliar o horário do Paulista Aberta, programa que reserva as pistas da avenida apenas a pedestres e ciclistas, todos os domingos.

Para quem acredita que essas políticas prejudicam a circulação nas cidades o economista e urbanista Frédéric Heran, da França, alega que quanto menos espaço as cidades dão para os carros, melhor eles podem circular. Paradoxal?

Confira a entrevista com o pesquisador e tire suas conclusões. Infelizmente, as velhas ideias do século XX continuam a nortear economias e políticas públicas na maioria das cidades do mundo, como mostram as especialistas Meli Malatesta e Sílvia Cruz, durante visita a Recife.

Em dois vídeos elas mostram que toda a infraestrutura urbana das cidades brasileiras foi desenhada para barrar as pessoas que querem sair a pé, dificultar as travessias de ruas, impedir sua liberdade de circular. São as pedras no caminho de quem anda, diria certo poeta Carlos, gauche da vida.

Para escapar desse circulo trump vicioso, vamos com outro poeta, o carioca Angenor (Cartola) de Oliveira: "Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a passear, Preciso me encontrar"...

* Marcos de Sousa é Editor do Mobilize Brasil.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli