Portal O Debate
Grupo WhatsApp

TSE – Julgamento da Chapa Dilma e Temer

TSE – Julgamento da Chapa Dilma e Temer

03/04/2017 Bady Curi Neto

O processo é inusitado e tormentoso.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará início ao julgamento do processo movido pelo PSDB contra a chapa Dilma-Temer que disputou as eleições de 2014, saindo vencedora.

Neste processo, será julgado se houve abuso de poder econômico e outras irregularidades nas contas da campanha eleitoral, promovidas durante o período que antecederam as eleições pela coligação de Dilma-Temer, que se comprovados, poderá levar a cassação e a inelegibilidade dos candidatos, por abuso de poder econômico.

O processo é inusitado e tormentoso. Pela primeira vez na história poderá haver duas mudanças dos titulares do cargo da Presidência da República em um único mandado eletivo. Como sabido, Dilma fora defenestrada pelo Impeachment e Temer, alçado a Presidente da República, agora corre o risco da cassação se provido a Ação de Impugnação de Mandado Eletivo.

A jurisprudência adotada até então em casos de chapas de governadores e prefeitos é uníssona, que se comprovado abuso de poder econômico do cabeça da chapa, o julgamento arrasta seu vice, mesmo que ele não tenha praticado nenhuma irregularidade, ou seja, a eventual censura em relação a um dos candidatos contamina a ambos, isto porque, o abuso cometido por um, beneficia o outro, dado ao princípio indivisibilidade da chapa.

No Brasil, quando o eleitor vota no candidato ao cargo majoritário (Prefeito, Governador e Presidente) está, automaticamente, votando em seu vice. Agora, uma nova tese está surgindo, com base no princípio da individualização da pena.

No caso das eleições presidenciais de 2014, as contas da campanha eleitoral de Dilma foram separadas de seu Vice, sendo prestadas contas individualmente - Resolução 2014 do TSE.

Com vista na separação das contas, a defesa de Temer alega que é “lícito concluir que se o vice não opta pela abertura de conta corrente estará sujeito à sorte do titular, diante da impossibilidade de apuração individual das condutas (só há uma conta corrente de campanha); contudo, na hipótese de exercer esta faculdade, além de responsabilizar-se integralmente por sua arrecadação, passa a ter o direito de ter sua conduta avaliada individualmente, diante do princípio constitucional da individualização (possível) da pena”.

Ora, se é certo que a ilicitude praticada pelo cabeça de chapa beneficia diretamente a pessoa de seu vice, por ter sido eleito juntamente com o candidato que cometerá o abuso, também é certo que ninguém poderá ser condenado por ato praticado por outra pessoa (Art. 5º XLV - Nenhuma pena passará da pessoa do condenado.)

Os tribunais regionais eleitorais têm dado mostras da aplicação deste princípio. Ao julgarem ações de abuso de poder econômico em eleições, praticados exclusivamente pelo candidato ao cargo majoritário, cassam o mando eletivo da chapa, deixando de aplicar a pena de inelegibilidade ao vice se este não contribuiu com os fatos que deram origem ao processo.

O Julgamento deve se arrastar por vários dias, dado a sua complexidade, nulidades arguidas e o próprio mérito da ação. Fato é que Dilma e Temer defendem a lisura da campanha, com o adminículo que a ex-Presidente advoga a tese da unicidade das condutas e Temer pleiteia a apreciação individual. Com a palavra o TSE.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto