Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma Capitu pode ser complicada. Duas então…

Uma Capitu pode ser complicada. Duas então…

25/08/2023 Antônio Marcos Ferreira

Existem pessoas que são unanimidade quando se fala em amizade, gentileza, dedicação à família e boa convivência. Por isso mesmo temos sempre muita satisfação em conviver com elas.

Quando penso sobre estas características me vem sempre à mente a figura do meu cunhado, o Marcelo Noce, irmão da minha esposa.

Marcelo foi, na sua juventude, atleta de vôlei e basquete no Minas Tênis Clube, jogando em alto nível as duas modalidades, o que é também uma qualidade difícil de se encontrar.

Cursou medicina na UFMG, sendo clínico geral e hematologista. No início de carreira trabalhou também como médico do Atlético Mineiro, tendo oportunidade de viajar por muitos países acompanhado o Galo nos tempos do Cerezzo e Reinaldo.

Depois começou a jogar tênis, esporte que pratica até hoje. Jogamos semanalmente duplas no Minas. Na época em que completou setenta anos (hoje tem setenta e três) fiquei pensando em como presenteá-lo sem cair na mesmice das camisetas, bermudas, shorts e correlatos.

Decidi então escrever um poema em forma de cordel, falando sobre sua vida, sua família, seu jeito de ser. Faria um quadro e o daria de presente.

Assim comecei a escrever, escolhendo as melhores histórias e as rimas mais adequadas, para homenageá-lo como merecia. Falei das habilidades esportivas e das relações carinhosas com filhos e netos. E logicamente começando com a sua esposa.

Ao preparar o cordel, que exige métrica e rimas bem determinadas, busquei uma palavra para rimar com Lu, apelido sua filha Luciana e com o do seu filho Dudu.

Assim, falei da sua esposa Iane como sua eterna Capitu, personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. As rimas estavam prontas, mas verifiquei um problema naquela escolha.

É que, embora amasse bastante o Bentinho, seu marido no citado romance, há uma discussão sobre o comportamento da Capitu, com insinuações e mesmo afirmativas de que ela o traia.

Fiquei então preocupado de como isso seria recebido, principalmente pela Iane, sua esposa. Embora essa característica definitivamente não se aplicasse a ela, não queria causar qualquer constrangimento.

Mas antes do seu aniversário, foi realizado um almoço no seu apartamento, com todos os seus irmãos e respectivos cônjuges.

Esta é uma prática que se repete mensalmente no primeiro sábado do mês e é uma ótima oportunidade de reforçar os laços familiares.

Encontros sempre muito alegres, onde cada família leva uma comida, cada um leva sua bebida e, principalmente, sua alegria para compartilhar. E assim fomos para o almoço.

Depois de algum tempo de encontro, chegou o Léo, filho caçula do Marcelo e Iane. Trazia consigo uma cachorra muito bonita e que começou a brincar com os presentes, desconhecidos dela.

Nesse momento o Leo chamou sua atenção, gritando: - “Capitu, chega! Vá pro seu canto agora.” Quando ouvi aquele nome, comecei a sorrir sozinho.

A partir daquele momento, a rima do meu cordel foi definitivamente alterada. Agora com toda a convicção. Somente quando entreguei o seu presente de aniversário contei a ele sobre a nova rima e o motivo da alteração.

Rimos bastante e continuamos a festejar. E viva a alegria!

* Antônio Marcos Ferreira

Para mais informações sobre família clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto