Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Viagens – O Tempo Problematizado

Viagens – O Tempo Problematizado

21/06/2014 Guido Bilharinho

A criatividade artística humana constitui processo contínuo e surpreendente. Centenas ou milhares de obras (musicais, literárias, cinematográficas e plásticas) surgem constantemente, de variados graus de qualidade estética, temas e ângulos de abordagem.

Muitas mais poderiam aparecer se fossem dadas iguais oportunidades de existência e atuação a todos os indivíduos e, ainda, se a sociedade estivesse estruturada de maneira diversa e valorizasse o saber, o conhecimento e a arte. Um dos filmes de estreia consistentes é Viagens (Voyages, França, 1999), de Emmanuel Finkiel. Diferentemente dos produtos comerciais, não foi realizado para diversão e passatempo. Como filme autoral, representa ponto de vista do cineasta sobre a problemática humana em duas de suas mais dolorosas manifestações, reunidas para expressar-lhes as peculiaridades.

No caso, o cineasta enfoca simultânea e principalmente a monstruosidade do holocausto judeu pelos nazistas e a dor permanente das vítimas diretas e indiretas. As personagens são judeus que perderam os seres mais queridos na referida voragem assassina, desde pais a irmãos. Nada mais pavoroso, por exemplo, para uma criança, do que ela e sua família serem arrancadas do lar e levadas em comboios ferroviários como gado humano a caminho do desconhecido, completamente a mercê de tirânicos e armados carrascos, que depois ainda as separam, em geral para sempre.

Se a criança sobrevive, resta marcada permanentemente pela tristeza, a amargura, a perda das alegrias e ilusões infantis e o encontro (e conhecimento) da crueldade humana. É algo incompreensível e inatingível para quem não passou por tragédia análoga. O cineasta consegue plasmar essa mágoa cristalizada pelo tempo e guardada no fundo do ser como num crisol, que não permite seja esquecida ou superada. Constitui cicatriz moral e emocional inapagável e insuscetível de remoção.

Para fixar semelhante drama, Finkiel cria três situações protagonizadas por mulheres vitimadas pela sanha assassina dos nazistas, seja numa visita a campo de concentração, cemitério e gueto judeu na Polônia, seja no ressurgimento de pretenso pai de outra delas após décadas de desaparecimento, seja na chegada de uma terceira a Israel. Em cada uma dessas ocorrências expõe, não visão turística na primeira, regozijo na segunda ou, na terceira, jubiloso encontro com a terra sagrada dos judeus.

O que focaliza é o conteúdo real do sentimento de cada uma delas submetido ao fluxo contínuo da vida que liga passado e presente, ambos problematizados. Num caso, a dor da lembrança e o relacionamento do casal, no outro a estranheza e a dúvida sobre a identidade do desconhecido e, finalmente, a realidade de Israel, que faz a personagem considerar seus habitantes não mais como judeus, mas, israelenses. A condução cinematográfica dos dois primeiros casos é efetivada de maneira que a dor e a angústia apresentam-se tão entranhadas nos seres humanos quanto expostas nos vincos das faces.

Já no último, o que se mostra é a tenacidade dos judeus frente às dificuldades e ao desamparo, nunca sendo tomados de desespero e exasperação, características muitas (ou todas às) vezes encontradas nos povos jovens que não sofreram. Se há filmes aventurosos, alegres, exuberantes e outros tantos, Viagens é a tristeza filmada como reflexo direto da silenciosa melancolia das personagens, ao fixar a verdade humana, seu conteúdo e significado e não a mera aparência.

Nos interstícios e refolhos do tema central ainda revela particularidades do convívio humano em situações diversas, desde as relações conjugais até a solidariedade humana, além da distância, no tempo e nos costumes, do passado sepultado em cemitério polonês e a trepidante e convulsionada vida da Israel moderna, cujas origens, fundamentos e atuação devem ser motivo de questionamento e não apenas de adesão ou oposição apaixonadas e incondicionais. Aliás, os aspectos do país mostrados no filme pautam-se pela objetividade e isenção, outro dos atributos do filme.

*Guido Bilharinho é advogado atuante em Uberaba, editor da revista internacional de poesia Dimensão de 1980 a 2000 e autor de livros de literatura, cinema, história do Brasil e regional, entre eles, Brasil: Cinco Séculos de História, inédito.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli