Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As características dos alunos e dos alunos da Educação Especial

As características dos alunos e dos alunos da Educação Especial

12/08/2016 Ana Regina Caminha Braga

A aprendizagem do ser humano acontece individual e socialmente.

Renato no primeiro dia fez a integração da turma e os alunos interagiram neste primeiro momento com sua mediação, pois ainda não se conheciam o suficiente para lidar com esta dinâmica.

Na segunda semana de aula, o professor identificou que uma aluna não tem facilidade com a disciplina de matemática e para investigar melhor algumas providências devem ser tomadas.

Quais são as possíveis orientações e observações a serem evidenciadas neste caso?

O aluno em si requer da escola uma estrutura física e também de cunho pedagógico dos profissionais que o recebem no sentido de chegar à escola com uma bagagem e noção de pequenas relações do mundo já realizadas, pois seu primeiro contato é com a mãe, ou seja, sua família e parente e ao ingressar na caminhada educacional já possui um conhecimento prévio, o qual faz parte do seu meio social, da sua realidade articulado com seus valores e princípios.

No seu contanto com a escola, o aluno será inserido nos parâmetros sistemáticos e desta maneira aprenderá os conteúdos, as disciplinas e também desenvolverá a construção do pensamento, do conhecimento. No entanto, vale ressaltar que a escola tem construído atualmente um espaço para que tenha condições de iniciar um movimento reflexivo desde as séries iniciais até o ensino superior com o objetivo de torná-lo cada vez mais consciente e assim tenha controle de suas aprendizagens sejam elas sistemáticas ou assistemáticas.

Em relação à Educação Especial o funcionamento deve e precisa ser o mesmo, ou seja, os critérios e o desenvolvimento educativo podem permanecer dentro dos parâmetros já estabelecidos, o que acontecerá de especifico para atender a demanda exigida pelas deficiências encontradas em sala de aula é o professor adequar nos seus planejamentos às estratégias, recursos e matérias de acordo com a necessidade de cada aluno.

Ou seja, o processo será desenvolvido no ritmo, no tempo, dentre da potencialidade e respeitando as limitações dele. Para conhecer o aluno sendo ele do Ensino Regular ou da Educação Especial é importante ressaltar o professor primeiramente deve se conhecer e ter uma referência de sua identidade pessoal e profissional, bem como de suas habilidades, limitações e melhor estilo de aprender e assimilar os conteúdos estudados e posteriormente contemplados em sala de aula com os alunos.

Após este movimento é possível pensar em conhecer ou reconhecer o outro, o aluno neste caso; e para isto acontecer à escola precisa abrir um espaço e permitir com que haja uma aproximação do professor – aluno, não apenas para pensar no resultado final, mas sim no decorrer, no desenvolvimento do processo de aprendizagem, pois se assim houver, o diálogo pode ser estabelecido e desta maneira o aluno desde as séries iniciais aprenderá a colocar seu pensamento, suas ideias, dúvidas questionamentos e o professor contribuir retomando os aspectos relevantes, com o objetivo de despertar no aprendiz o ato reflexivo, consciente e participativo.

O aluno da Educação Especial solicita uma adequação de acordo com sua deficiência e o professor para atender os objetivos traçados para ele, deve buscar conhecer e estudar as especificidades, assim como realizar o trabalho multidisciplinar com os professores e profissionais orientados pela coordenação pedagógica para auxiliar no caso.

A aprendizagem do ser humano acontece individual e socialmente, ou seja, existem fases e etapas do desenvolvimento a serem cumpridas. Deste modo, o processo de construção e desconstrução, de frustração e etc. também fazem parte da aprendizagem.

É neste momento que a criança se conhece e assim também o faz com o outro, percebendo, muitas vezes, a necessidade de trabalhar coletivamente. Para isto, o papel mediador do professor deve fazer parte do processo e precisa ser esclarecido para o aluno, de maneira, que ele se sinta à vontade para se aproximação perguntar, questionar, elaborar e construir suas relações cognitivas satisfatoriamente.

* Ana Regina Caminha Braga é escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves