Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Esculpir o coração

Esculpir o coração

15/04/2015 Claudia Honorato

O talento de Michelangelo, nas esculturas Pietà e Davi, levou-me a pensar na maneira podemos esculpir nossa própria vida.

“O escultor se volve do mármore para seu modelo, a fim de aperfeiçoar sua concepção. Todos nós somos escultores, que trabalhamos em formas variadas, modelando e cinzelando o pensamento.

... Precisamos formar modelos perfeitos no pensamento e contemplá-los continuamente, ou nunca os esculpiremos em uma vida sublime e nobre”. A pensadora metafísica, Mary Baker Eddy, escreveu isso em um de seus livros.

Esculpir está relacionado com tirar o excesso, limpar e descobrir o que já existe. Ao refletir sobre emoções, pergunto-me se, assim como basta limpar uma janela suja para enxergar bem a paisagem, ao eliminar a irritação e o rancor, veria bem uma pessoa.

O que aconteceria se nos identificássemos mais com qualidades como a paciência e a alegria? Iríamos desenvolver um coração nobre, esculpi-lo, arrancar o que prejudica, limpá-lo e colocar nele somente qualidades que enriquecem. Com esse ideal podemos alcançar saúde e felicidade.

Em uma entrevista, a Dra. Mimi Guarneri, especialista em cardiologia e autora do livro El corazón habla [O coração fala], mostra a relação entre as emoções e o coração, como este se altera devido a elas. Segundo suas pesquisas, quando sentimos alegria, gratidão e emoções positivas, os batimentos cardíacos se harmonizam.

Muitas pessoas têm comprovado o ditado “querer é poder”. Para isso é importante que nos peguntemos: “Quero enxergar em mim problemas ou boas qualidades?”

Ideias para um coração saudável:

1- “Lançar fora” a irritação, a intolerância e o hábito de culpar-se a si mesmo.

2- Ver que esses sentimentos não pertencem à sua natureza espiritual.

3- Amar-se a si mesmo, despojar-se do que não serve e cultivar boas qualidades.

Esses passos fazem a diferença. Podemos caminhar rumo ao bem-estar. Manter esse objetivo no pensamento nos dá força para seguir adiante e alcançá-lo.

* Claudia Honorato é Comitê de Publicação da Ciência Cristã no Chile.

 



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira