Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Faltam menos de 50 dias úteis para acabar 2016

Faltam menos de 50 dias úteis para acabar 2016

21/10/2016 Jaques Grinberg

Ano atípico, cheio de emoções para quem trabalha com vendas.

Crise, eleições, alguns feriados, desemprego e desmotivação. Independente do motivo, muitas empresas e vendedores estão ganhando dinheiro.

Também, conhecemos muitos, preocupados com as metas para alcançar os resultados esperados. É importante lembrar que faltam menos de 50 dias úteis, menos de dois meses.

Para quem ainda não cumpriu as metas, a crise e o estresse acabou de chegar. É muito comum uma equipe de vendas ou um grupo de vendedores perceberem no meio ou final do mês que estão longe de cumprir as metas.

Dois são os principais problemas que impedem o sucesso: metas impossíveis de serem alcançadas e falta de foco, persistência e trabalho dos vendedores. No primeiro caso, a equipe de vendas deve conversar com o gestor e negociar uma nova meta, sempre com tranquilidade e números.

Já no segundo caso, guarde este artigo e siga os passos abaixo. O estresse no final do mês prejudica o sucesso dos vendedores, pense nisso! As metas em vendas podem ser comparadas com as notas de um aluno. No caso do aluno as notas, geralmente, são trimestrais.

Os alunos “espertos” aproveitam os três primeiros semestres para fecharem a média anual. Os vendedores de sucesso, também. Mas, ainda dá tempo. Seguem 10 dicas poderosas para superar as suas metas ainda este ano.

1 - Motivação intrínseca! Esteja preparado para ser vitorioso e alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais. Acredite no seu potencial e arrisque mais! Tenha colegas de sucesso ao seu lado e aprenda com eles.

2 - Lembre-se que as metas são importantes para uma equipe de vendas. É o combustível e a motivação para alcançar os resultados da empresa. Superar a meta é o melhor investimento na carreira de um vendedor, é o reconhecimento de um ótimo trabalho. Tenha as metas como aliada, seja diferente para fazer a diferença!

3 - Tenha um controle dos seus resultados (dashboard). Dashboard é a apresentaçãoo visual dos resultados, importante para acompanhar dia a dia. Considerado um termômetro. Quando os resultados estiver baixo, você está com febre e precisa tomar alguma atitude.

4 - Calcule os dias úteis de trabalho até o final do ano, retire 20% e divida pelas vendas que faltam. Exemplo: faltam 50 dias úteis (50 – 20% = 40). Falta vender R$ 200 mil, então: (200/40 = 5). A sua nova meta é vender R$ 5 mil por dia útil de trabalho. Lembre que você tem 20% de segurança ou para superar a meta desejada.

5 - A meta diária acima deve ser cumprida no máximo dentro da semana, não deixe pendencias para a semana seguinte. E seja prevenido, tente “bater” a meta da semana até quinta-feira no máximo e fique tranquilo na sexta e sábado. Aliás, antecipe as vendas da próxima semana.

6 - A sua meta é a meta dos clientes. Pare de pensar na sua meta pessoal e da empresa e foco na meta do seu cliente, em solucionar o problema dele. Com foco no cliente, a sua meta será consequência.

7 - Falta clientes? Vá busca-los! Peça indicações, reative o contato com clientes antigos, pesquise amigos com potencial para serem seus clientes e use as redes sociais. Tem vergonha, vá com vergonha!

8 - Atendimento Gourmet para surpreender os clientes. As empresa estão preocupadas em “gourmetizar” os produtos e serviços e esquecem do atendimento. Tenha um atendimento diferenciado, requintado e acima da média. Os clientes querem e esperam um atendimento gourmet.

9 - Muitos profissionais precisam de um mentor, um profissional preparado para direcionar para o melhor caminho e o mais rápido. Busque qualificação, participe de cursos, palestras e leia livros de vendas, negociação e atendimento. Qual foi a última vez, por exemplo, que você pesquisou no Google como oferecer um atendimento gourmet?

10 - Os vendedores de sucesso mantem foco nos seus objetivos, são persistentes e não desistem com facilidade e trabalham (sabem administrar o tempo). Tenha um planejamento diário, esqueça problemas pessoais e as redes sociais. Foco, persistência e muito trabalho!

Ainda dá tempo que mostrar o seu potencial ainda este ano. A crise pode existir, mas a sua crise é você quem escolhe se existe ou não. Tenha o controle remoto das suas ações e escolha para onde quer ir. Não espere que os outros façam por você, vai lá e faça acontecer!

* Jaques Grinberg é empresário e Coach de Vendas.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira