Novo limite do lucro presumido deve aumentar competitividade

O novo limite de receita bruta para a opção pelo Lucro Presumido, conforme recente alteração legal, veio ao encontro dos anseios de médias e grandes empresas.


Autor: Franciny Moizéis da Silva

21/05/2013 - 18:00

A partir de janeiro de 2014, o teto de faturamento anual para opção ao regime passará de R$ 48 milhões para R$ 78 milhões, o que minimiza em parte os impactos inflacionários ocorridos desde a fixação original desses limites. Dados da Receita em 2011 indicaram a existência de 1,1 milhão de empresas sendo tributadas pelo lucro presumido.

Com esse novo limite, o número de empresas que deverão optar por tal regime de tributação deverá aumentar consideravelmente. A alteração do texto legal traz um novo estímulo à competitividade das empresas de pequeno e médio porte, embora ainda não suficiente para cobrir toda a inflação dos últimos anos.

A divulgação desse novo limite deve induzir a migração para o lucro presumido de um grande número de contribuintes, e muitos deles antes mesmo de fazer um planejamento tributário adequado para a sua empresa. Nem sempre, entretanto, esta é a opção mais vantajosa.

Assim, para optar de forma segura relo regime de tributação menos oneroso para a empresa, fazer uso de profissionais especializados para elaborar um bom planejamento tributário pode funcionar como ferramenta essencial no ganho de competitividade no atual mercado dos negócios.

*Franciny Moizéis da Silva é contadora da Pactum Consultoria Empresarial.




Não mude a essência

Em todos esses anos como psicólogo clínico atendi pessoas que, ao começar um novo relacionamento amoroso, procuravam mudar para se moldar ao outro. E o faziam por gostar e ter medo de perdê-lo.


Treinamentos são despesas e não compensa!

Para muitas empresas brasileiras, treinar os funcionários é despesa e não investimento.


Seis dicas para cuidar do seu pet no verão

Durante a estação mais quente do ano, muitos pets se sentem incomodados pelas altas temperaturas.


Passe Livre ou Almoço de Graça

Sempre defendi e defendo a liberdade de expressão por entender ser um dos pilares da democracia e princípio consagrado na nossa lei maior, como cláusula pétrea, portanto imutável, esculpido em seu art. 5º, inciso IX da Constituição Federal - CF/88.


O Brasil orgânico do século XXI

Não é novidade que hoje, no mundo e no Brasil, a demanda por produtos orgânicos está em alta.


Planos de saúde: uma dor de cabeça para o consumidor

Há anos os consumidores brasileiros enfrentam um sério problema.


Ano Novo, Problemas Crônicos

As enchentes e inundações foram os eventos naturais que ocasionaram a maior incidência de desastres no mundo entre os anos de 1900 e 2012.


Aumento de impostos é a pior alternativa para o ajuste fiscal

Estudo do FMI mostra que ajuste fiscal de países desenvolvidos deu-se pelo corte de despesas e não pelo aumento de impostos.


Marco Regulatório da Internet

Atualmente se tem no Brasil a falsa percepção de ausência de norma cível e penal em relação aos atos praticados por meio do uso da Internet.


Crise: como conseguir dinheiro rápido?

Comentar com outras pessoas sobre o aperto financeiro não é uma experiência agradável. Dói compartilhar as angústias de ter contas chegando e não haver dinheiro em caixa para quitá-las.





Copyright © 2016 Todos os direitos reservados