Novo limite do lucro presumido deve aumentar competitividade

O novo limite de receita bruta para a opção pelo Lucro Presumido, conforme recente alteração legal, veio ao encontro dos anseios de médias e grandes empresas.


Autor: Franciny Moizéis da Silva

21/05/2013 - 15:00

A partir de janeiro de 2014, o teto de faturamento anual para opção ao regime passará de R$ 48 milhões para R$ 78 milhões, o que minimiza em parte os impactos inflacionários ocorridos desde a fixação original desses limites. Dados da Receita em 2011 indicaram a existência de 1,1 milhão de empresas sendo tributadas pelo lucro presumido.

Com esse novo limite, o número de empresas que deverão optar por tal regime de tributação deverá aumentar consideravelmente. A alteração do texto legal traz um novo estímulo à competitividade das empresas de pequeno e médio porte, embora ainda não suficiente para cobrir toda a inflação dos últimos anos.

A divulgação desse novo limite deve induzir a migração para o lucro presumido de um grande número de contribuintes, e muitos deles antes mesmo de fazer um planejamento tributário adequado para a sua empresa. Nem sempre, entretanto, esta é a opção mais vantajosa.

Assim, para optar de forma segura relo regime de tributação menos oneroso para a empresa, fazer uso de profissionais especializados para elaborar um bom planejamento tributário pode funcionar como ferramenta essencial no ganho de competitividade no atual mercado dos negócios.

*Franciny Moizéis da Silva é contadora da Pactum Consultoria Empresarial.




O menino mágico e o empresário

Jorge estava cansado das dificuldades financeiras, da burocracia estatal, da queda nas vendas, da injustiça que é ser empresário em um território hostil de inacreditável regime trabalhista e tributário.

O varejo e a importância da experiência de compra

"A loja física vai morrer". Este tema foi abordado, em 2011, na NRF (National Retail Federation) - maior evento mundial de varejo que ocorre anualmente em Nova York.

Como negociar com o banco em tempos de crise

Li uma notícia, nesta semana, que relatava a dificuldade de se conseguir a redução da anuidade do cartão de crédito.

O mar não está para peixe

Quando caminhamos na praia não é raro nos depararmos com peixes miúdos mortos ou boiando na beira do mar.

O recado das ruas

O povo, mais uma vez, foi às ruas em protesto. Embora não tenha sido a manifestação mais numerosa, parece ter sido a de maior foco.

Como o PT conseguiu estragar tudo?

A partir de 2008, o PT abandonou a ortodoxia e passou a perseguir objetivos eleitoreiros de curto prazo.

Por que o EAD vai muito além de um ambiente virtual de ensino

Nos dias atuais, sabemos que a disseminação de informação e conteúdo não depende apenas de aulas presenciais, e o grande responsável por tal mudança é a educação à distância (EAD).

Seu dinheiro: 10 dicas sobre por que investir no Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma aplicação de renda fixa, com ótima rentabilidade, onde o investidor compra títulos públicos diretamente do governo federal.

O mercado está se adequando a Geração Z

Atualmente jovens procuram mais do que empregos, estão atrás de um lugar para se expressarem e criarem.

Cooperativismo financeiro: alternativa para o desenvolvimento

Nos últimos anos, mais especificamente desde 2009, com a crise econômica mundial, o cooperativismo financeiro tem experimentado um crescimento acentuado.




Copyright © 2015 Todos os direitos reservados