Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pela latrina da História

Pela latrina da História

28/04/2016 Helder Caldeira

A presidente Dilma Rousseff deixará o poder pelas vielas do esgoto planaltino.

Nunca lutou por democracia alguma, nunca foi competente ou grande gerente, nunca teve uma visão de Estado e agora exibe ao povo brasileiro aquilo que acontece quando a administração pública é entregue a beócios irresponsáveis e descompromissados com a República. Vamos precisar de pelo menos duas décadas para limpar o rastro de imundice.

Prova cabal da irresponsabilidade e do descompromisso com o futuro do povo brasileiro veio na última quarta-feira, 27 de abril, após reunião da camarilha que habita o Palácio do Planalto com os principais deputados federais do PT. Em matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo, informa Vera Rosa que “não haverá qualquer tipo de transição de governo” e que “a ordem é deixar Michel Temer à míngua e sem informações sobre a gestão”. Ou seja, a ideia é vandalizar na saída, esculhambar ainda mais na hora do adeus.

Cumpre abrir um parêntese. A estratégia fúnebre dos asseclas dilmistas não é uma novidade para quem conhece a máquina pública dos municípios. Quando um prefeito não consegue eleger seu sucessor, é prática comum nas prefeituras — ainda que seja crime gravíssimo — assistir ao opositor empossado e sua equipe encontrar um ambiente literalmente destruído, documentos desaparecidos, computadores queimados, memórias apagadas e o caixa completamente vazio ou com dívidas faraônicas. A nova gestão consome meses para organizar a administração e o patrimônio público, regra neste país tacanho, é vilipendiado por aqueles que não têm caráter, quiçá responsabilidade. Fecho parêntese.

Quando Luiz Inácio da Silva, vulgo “Lula”, no início dos anos 2000, descobriu que o marketing político tinha o poder de transformar mentiras criminosas em enaltecidas verdades absolutas, mergulhou de cabeça na fraude “paz e amor”, mascarou o sindicalista pelego em candidato a estadista e abocanhou a Presidência da República.

À época, recebeu do então presidente Fernando Henrique Cardoso tratamento de envergadura democrática jamais vista no Brasil entre políticos opostos. Tão logo assumiu o “trono”, tratou de vomitar na cara do antecessor e passou a trabalhar sistematicamente para tentar desconstruir a imagem de FHC e autoproclamar-se o mais nobre e honesto dos brasileiros. Luiz Inácio fez a única coisa que, de fato, sabe fazer: mentiu e destruiu.

Passados quase 14 anos de muita bandalheira e monumentais mentiras, o DNA terrorista está exposto em praça pública, esgoto a céu aberto, nauseabundo. Sem saídas diante do impeachment iminente, a equipe de Dilma irá empenhar todos os esforços para terminar de destruir a máquina pública do Governo Federal, deixando terra arrasada para Michel Temer. Dane-se o Povo! Dane-se o Brasil!

A aposta é afogar o país no caos e retomar a velha máxima criminosa de sabotar a nação em nome de interesses partidários escusos. Foi assim quando rejeitaram a Constituição de 1988, quando negaram apoio a Itamar Franco em 1992 após a deposição de Collor, quando votaram maciçamente contra o Plano Real em 1994, quando infernizaram o país durante a implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal e dos fortes e fundamentais ajustes que marcaram o início do século XXI. Paradoxalmente, a trupe vermelha foi contra tudo aquilo que, logo depois, a beneficiaria e concederia cofres públicos fartos para que pudesse promover o maior assalto já visto numa democracia ocidental.

A súcia de celerados planaltinos decidiu subverter a ordem constitucional e democrática. Não vai transmitir quaisquer informações institucionais ao novo governo, incluindo dados sobre licitações, contratos, convênios e congêneres, dos quais depende o futuro imediato do Brasil e as possíveis saídas para gigantesca crise que vivemos. Prefere assistir ao país sangrar até a morte.

Noutras palavras, Dilma, Luiz Inácio e o PT serão defenestrados por crimes cometidos contra o Brasil e, antes de cair, optam por cometer mais crimes. Dilma, aliás, deixará a Presidência da República pela latrina e passará à História no esgoto político. É local adequado para gente desse naipe quando fora do baralho. Não há outro sentimento para fazer referência à quadrilha. Apenas nojo.

Helder Caldeira - Escritor e Jornalista Político



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves