Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Vale a pena arriscar uma nova carreira?

Vale a pena arriscar uma nova carreira?

29/07/2016 Luciano Zorzal

Uma frase que ouvi anos atrás e fez diferença na minha vida foi: “O maior risco é não correr riscos”.

Lógico que o risco precisa ser calculado e muito tem a ver com o ganho futuro que se espera. Fazer mais do mesmo, sempre conduzirá a obter em tese, os mesmos resultados.

Por exemplo, um profissional que hoje pedir demissão de uma empresa e ir para outro emprego estará correndo um risco? Claro que sim. Mas, ficar na mesma empresa, também não é?

Dependendo do cenário, ficar em uma zona de conforto pode ser mais arriscado do que aceitar novos desafios. O mesmo raciocínio vale para empreendedores que abdicam de seus empregos para se lançar ao mercado convergindo para a realização de seus sonhos.

Tudo na vida tem aspectos positivos e negativos. O que muda é que o que para mim é um aspecto positivo, para você pode ser um ponto negativo. Um exemplo é a rotina. Tem pessoas que necessitam de uma, outras não a suportam.

Segundo a última pesquisa sobre Felicidade no Trabalho e Otimismo Profissional, realizada pela Etalent com o apoio da Catho, 61% dos brasileiros estão infelizes no trabalho. Muitas pessoas se dizem infelizes em sua trajetória profissional mas, ao mesmo tempo, confessam que não conhecem seu principal talento.

Saber seu talento é fundamental para a felicidade na carreira, pois quando o indivíduo sabe qual cargo está mais de acordo com o seu perfil, mas perto ele está do sucesso. Não é bom ver pessoas competentes e cheias de sonhos que por medo de se arriscarem, submetem sua carreira e vida a algo aquém de suas possibilidades.

Normalmente, são pessoas que lamentam a chegada da segunda-feira. Deve ser triste, trabalhar cinco dias na semana esperando pelo final de semana. Acredito que nós merecemos muito mais do que isso. Avalie sua carreira e quem a está conduzindo, já adianto que essa pessoa deveria ser você.

Busque alternativas e oportunidades. Faça suas análises e parta para ação: busque um novo cargo na empresa, busque outro emprego, monte seu próprio negócio, seja um franqueado...não há limites. Enfim, realize seus sonhos.

* Luciano Zorzal é consultor é auditor líder e sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira