Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Violência

Violência

10/08/2017 Bady Curi Neto

A violência que assola o país virou fato cotidiano.

A maioria da população brasileira não se assusta mais. Passou a ser corriqueiro nas páginas de jornais e na televisão, podendo ser tratada até como um fato trivial, como se fossemos acostumados e obrigados a conviver diuturnamente com assaltos, homicídios, latrocínios e outros tipos penais.

O Brasil está entre os vinte países mais violentos do mundo, sendo que das 50 cidades mais violentas nosso país possui 19 delas, segundo o Global Peace Index 2017. No Rio de Janeiro, em suas favelas, hoje chamadas de comunidades, é habitual a troca de tiros entre policiais e traficantes, que acaba, vez por outra, com a morte, por bala perdida, de inocentes, pessoas obreiras que lá residem pela pouca condição financeira, e tornam-se reféns desta violência descomedida.

A bandidagem não utiliza mais revólveres e pistolas, está fortemente armada com fuzis de alto calibre e alcance, fazendo com que as trocas de tiros com policiais se tornem cada vez mais distantes, em um verdadeiro campo de guerra. A média de policiais mortos no Brasil é de um a cada 32 horas, importante destacar que vários deles não estão nem a serviço, são mortos pelo simples fato de serem policiais.

Em várias capitais do país os policiais não voltam para casa fardados com medo de serem identificados e alvejados por criminosos. Entre 2011 e 2015, a violência no Brasil matou mais pessoas que a Guerra na Síria, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Evidente que por traz da violência está a falta de oportunidades (escola, educação, saúde, etc.) aos menos favorecidos, que veem no crime uma maneira mais fácil de sobrevivência.

Deve-se, por óbvio, atacar a causa, mas também conter as consequências. Pergunta-se: O problema não tem solução a curto prazo? Continuaremos a viver em uma guerra civil que os governantes insistem em negar, apesar dos números de óbitos e da violência? Tem-se de dar fim a este cinismo em prol da segurança pública. Não é possível ver e conviver com policiais e pessoas inocentes sendo mortas em razão da alta criminalidade que assola o país.

Não podemos assistir pela televisão bandidos fortemente armados impondo suas próprias leis em comunidades carentes, o Estado deve estar presente em todos os locais e comunidades. Tem-se que assumir que vivemos em uma guerra civil entre a criminalidade e pessoas obreiras. Deve-se dar um basta nos falsos direitos humanos, que jamais preocupam-se com a vítima ou com os policiais, apenas com os malfeitores.

O que fazer? Além do óbvio, que é o aumento do policiamento em estradas, ruas e fronteiras, e a permissão de uma atuação policial mais efetiva. Se uma emissora de televisão consegue filmar bandidos fortemente armados, desfilando com fuzis, porque esperar o enfrentamento policial a distância, colocando em risco a vida da população e dos próprios policiais, com trocas de tiros a quilômetros de distância e não permitir que sejam alvejados por atiradores de elite?

Quando a bandidagem atenta contra a vida de um policial, ela atenta contra a vida de qualquer cidadão desprotegido de defesa. Ou reconhecemos que estamos em uma guerra civil e permitimos que o Estado aja nesta circunstância ou estaremos fadados a reconhecer o crime como algo natural.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira