Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma imagem vale mil informações

Uma imagem vale mil informações

25/05/2022 Maria Cristina Diez

É difícil não se admirar com a quantidade de recursos tecnológicos que temos à nossa mão no mundo contemporâneo.

As inovações de hoje têm esse poder de chamar a atenção, talvez porque por trás de cada ferramenta parece haver uma verdadeira mágica que torna possíveis todas as experiências do usuário no universo digital. A inteligência artificial avança mais rápido do que são capazes de acompanhar os olhares impressionados dos internautas.

Uma dessas ferramentas que promete ser incorporada ao cotidiano das pessoas é o Optical Character Recognition (OCR), que em português significa Reconhecimento Óptico de Caracteres. A tecnologia consiste, basicamente, em converter uma imagem com texto num texto puro, permitindo armazená-lo em quantidade imensa de dados.

Para compreender isso mais a fundo, imagine a possibilidade de fotografar um documento com a câmera do celular e, em seguida, usando o OCR, poder converter essa imagem num texto editável. Isso é possível com diversas extensões de imagem já conhecidas do nosso cotidiano, como JPEG, PNG e GIF.

É possível pensar em algo que vá além disso? A Most Especialist Technologies oferece uma solução de leitura e processamento de dados baseada em inteligência artificial batizada de mostQI. Uma das ferramentas é justamente o OCR, porém de modo ainda mais avançado. Ele tem uma especificidade tão marcante que o chamamos de iOCR (o acréscimo do i é a inicial de intelligent).

O iOCR faz a extração de dados a partir de uma imagem que alcança uma acurácia com percentual próximo dos 98% de assertividade. Esse recurso, agregado a outras ferramentas, torna seu sistema capaz de identificar e extrair dados de mais de 1.500 tipos de documentos, e, por meio da inteligência artificial, pode treinar novas redes neurais que amplia essa lista a cada instante.

Esses dados extraídos são entregues de forma altamente estruturada, acompanhados do percentual de extração de cada dado campo a campo, o que confere segurança e domínio absoluto sobre o manejo das informações. Na prática, o iOCR representa um forte potencial de praticidade e eficiência no onboarding, pois por meio do procedimento é possível gerar um grande número de informações relevantes em poucos segundos.

Esta é uma tecnologia que ascende ainda mais todos os dias, e cujos avanços, sobretudo no que tange à precisão, apontam para uma redução significativa do tempo necessário para absorção dos dados. O iOCR caminha a passos largos, portanto, para ser uma ferramenta cada vez mais imprescindível em organizações que necessitam do máximo de informações dos seus clientes.

* Maria Cristina Diez é diretora comercial e de marketing da Most Specialist Technologies.

Para mais informações sobre tecnologia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena