Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Construção de edifícios educacionais exige cuidados especiais

Construção de edifícios educacionais exige cuidados especiais

18/03/2010 Carlos Alberto Schalch e João Carlos Schalch

Uma obra educacional tem alguns diferenciais que devem ser pensados desde a fase de projeto.

 A questão da durabilidade e manutenção dos materiais, por exemplo, deve ser levada em conta no estudo econômico da obra, visando a garantir um nível baixo de manutenção e uma vida útil elevada. Uma escola não pode ter problemas freqüentes de manutenção, já que dispõe apenas do período das férias escolares para realizar intervenções maiores. 

Dessa forma, revestimentos de alta resistência nos pisos e paredes, fachadas que não exigem pinturas periódicas, telhados que evitem reposições constantes de telhas devem ser previstos. Outra questão que se deve levar em consideração é quanto à homogeneidade dos materiais, ou seja, deve-se tentar manter os mesmos materiais de acabamento em diversas áreas da mesma unidade, pensando-se sempre na facilidade de manutenção e na unidade arquitetônica do conjunto.   Com relação à obra, tem-se em geral um prazo bastante curto e portanto é necessário pensar em soluções práticas e de rápida execução. São portanto bem-vindos os sistemas pré-moldados de concreto, as estruturas metálicas, fachadas de vidro, paredes tipo drywall com placas cimentícias, ou seja, soluções que acabem por diminuir os imprevistos e consequentemente o prazo total da obra.    A construtora deve participar da fase de projeto (arquitetônico, estrutural e de instalações), para passar sua experiência com relação aos sistemas construtivos mais viáveis para cada obra. De posse dos projetos básicos, deve participar das reuniões de detalhamento do projeto, a fim de garantir que as interferências que ocorrerão na obra sejam resolvidas antes do seu início ou, pelo menos, antes da execução das etapas em que essas interferências ocorrerão.   A questão da qualidade final da obra passa por duas etapas fundamentais. Inicialmente, um bom projeto, capaz de incorporar as questões citadas acima sobre os materiais e sistemas mais adequados às obras educacionais. A segunda questão refere-se aos cuidados necessários na execução da obra. A obra deve ser confiada a uma empresa especializada, que detenha o conhecimento para execução dos diversos sistemas construtivos adequados às obras educacionais, e que tenha um Programa de Qualidade implantado que garanta que esses serviços estão sendo realizados de acordo com procedimentos confiáveis, e que atendem às Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 
  A sustentabilidade econômico-ambiental deve ser o foco desde a fase de projetos, buscando-se integrar materiais e sistemas ecológicos, que garantam a sustentabilidade da edificação ao longo de sua vida útil. Dessa forma deve-se pensar em sistemas de iluminação eficientes em consumo de energia, aquecimento solar, sistemas de isolamento térmico capazes de reduzirem o consumo de ar condicionado, reaproveitamento da água de chuva, soluções arquitetônicas que garantam iluminação natural, entre outras.    Para que essas inovações saiam do papel, a construtora contratada deve também ter experiência na execução desses serviços, ter procedimentos definidos para minimizar a geração de entulhos, e manter durante a obra um sistema de controle de resíduos que atenda às questões ambientais.    Sempre ao iniciar uma obra educacional, deve-se planejar muito bem a logística do canteiro de obras, ou seja, o acesso para entrada e saída de materiais e funcionários, a circulação de máquinas e equipamentos, o transporte vertical e horizontal dos materiais e entulho, visando sempre a minimizar o impacto da obra nas áreas vizinhas. Nesse planejamento, deve-se prever os setores que serão fechados com tapumes e telas, evitando-se ao máximo que a obra interfira na vizinhança.    A questão do barulho e da poeira deve também ser avaliada, tentando-se fechar com isolamento acústico as áreas mais barulhentas, como por exemplo, o local em que será instalada a bancada da serra elétrica.  Se uma obra de edifício educacional adotar esses preceitos, certamente terá muito menos problemas durante a construção, mais qualidade, durabilidade e será ambientalmente adequada.   * Carlos Alberto Schalch e João Carlos Schalch são engenheiros e diretores da Lógica Engenharia, construtora paulista que já realizou mais de 20 obras educacionais



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra