Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Justiça do RS diz que Bandeira Nacional é propaganda eleitoral

Justiça do RS diz que Bandeira Nacional é propaganda eleitoral

20/07/2022 Bady Curi Neto

Segundo o § 1º do artigo 13 da Constituição Federal: “São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais”.

O artigo 11 da lei 5.700/1971, diz  “A Bandeira Nacional pode ser apresentada: I - Hasteada em mastro ou adriças, nos edifícios públicos ou particulares, templos, campos de esporte, escritórios, salas de aula, auditórios, embarcações, ruas e praças, e em qualquer lugar em que lhe seja assegurado o devido respeito; II - Distendida e sem mastro, conduzida por aeronaves ou balões, aplicada sobre parede ou presa a um cabo horizontal ligando edifícios, árvores, postes ou mastro; III - Reproduzida sobre paredes, tetos, vidraças, veículos e aeronaves; IV - Compondo, com outras bandeiras, panóplias, escudos ou peças semelhantes; V - Conduzida em formaturas, desfiles, ou mesmo individualmente; VI - Distendida sobre ataúdes, até a ocasião do sepultamento.” (grifou-se).

Como sabido, a Bandeira Nacional, além de ser símbolo da República, quando exposta por particulares, individualmente ou coletivamente, traduz expressão de patriotismo, demonstração de amor à sua pátria e orgulho de ser brasileiro.

Em diversas localidades do mundo, pessoas mantêm a bandeira de seu país expostas nas janelas, jardins e quintais, asseverando afeição e respeito à sua nação.

No Brasil, uma Juíza, titular da comarca de Santo Antônio das Missões - Rio Grande do Sul (RS), que parece desconhecer a lei ou em um ativismo judicial eleitoral exacerbado, entendeu, pasmem, de proibir o uso da bandeira nacional durante as eleições, a partir do dia 16 do mês próximo, por considerar a exposição do símbolo da nossa República como sendo propaganda eleitoral.

Segundo a Juíza, “a bandeira nacional é utilizada por diversas pessoas como sendo um lado da política, símbolo de ideologia política, por tanto uma propaganda eleitoral. A Bandeira somente poderá estar fixada nos mastros que estão nos prédios públicos.”

E completou com disparatada e kafkiano raciocínio, em tom ameaçador: “Se ela tiver fixada, nós vamos pedir para retirar. Se não retirar, a gente vai encaminhar para o Ministério Público e vai dar aquele problema todo. (...) A propaganda eleitoral irregular pode gerar multas pesadíssimas”.

Por óbvio, a MM Juíza ao referir “diversas pessoas” estava tratando dos apoiadores do Presidente Bolsonaro, que sempre ergueu a bandeira do Brasil, em sinal de civismo, dizendo que nossa bandeira jamais será vermelha.

A Bandeira do Brasil é símbolo de uma nação e não retrato de um partido político. Proibir sua utilização, com as escusas de ser um distintivo partidário, é, data vênia, tornar diminuta sua importância, em absurdo ativismo judicial eleitoral.

As decisões judiciais, por maior subjetivismo do julgador, devem ser vinculadas ao arcabouço legal que rege a matéria e a Constituição Federal.

O excesso de subjetivismo do julgador divorcia-se do direito pátrio e da legislação vigente e dá lugar ao ativismo ou o achismo judicial, sinônimos de injustiça e arbitrariedade.

Tenho dito!!!

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e professor universitário.

Para mais informações sobre eleições clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch