Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tablets movimentam o mercado e dividem opiniões

Tablets movimentam o mercado e dividem opiniões

30/05/2011 Elizangela Grigoletti

Ipad, Xoom ou Galaxy tab, qual você prefere?

O mercado de tablets está movimentado, principalmente depois do lançamento do Xoom, dispositivo da Motorola, que chegou ao Brasil em meados de abril. Esperado para ser o “iPad killer”, os usuários tinham grandes expectativas a respeito do lançamento. Com duas câmeras, sistema operacional Android 3.0, processador duplo e o dobro de memória que o tablet da Apple, o Xoom foi apontado pela mídia especializada como um produto de qualidade similar, ou superior, em relação ao iPad 2. No portal TechTudo, os dois foram citados como tablets da nova geração.

O principal diferencial do Xoom, entretanto, é a compatibilidade com o Adobe Flash Player, permitindo a execução de diversos games online, streaming de vídeo e a possibilidade de acesso a sites que utilizam a tecnologia. Na comparação com o iPad por exemplo, esta é a principal vantagem  que deixa o gadget da Motorola à frente na opinião de muitos consumidores ainda duvidosos.

As expectativas de todos, porém, se mostraram precoces demais. O blog Gizmodo, da área de tecnologia, divulgou um vídeo em que mostra o Xoom em funcionamento, executando tarefas simples como a navegação na web e acesso a jogos online via Adobe Flash. Durante a demonstração, o dispositivo apresentou falhas exatamente no recurso que seria seu principal diferencial: a compatibilidade com o Adobe Flash Player. Durante monitoramento realizado pela MITI Inteligência – estudo sobre o mercado de tablets, realizado de 18/04 a 22/04 – percebeu-se uma repercussão grande e negativa na internet a respeito do modelo da Motorola, exatamente devido a essa divulgação.

Quando se fala em iPad, muito do buzz está ligado ao “status” de possuir o aparelho e as diversas promoções lançadas e replicadas na web, envolvendo  o produto como prêmio. O tablet da Apple é visto como um objeto de desejo, embora existam controvérsias com a própria ausência do Adobe Flash Player.

Uma das principais reclamações dos usuários é a falta de conexão HDMI do dispositivo e o uso do software FaceTime, para realização de vídeo conferências. Essa possibilidade (de ligações audiovisuais) existe com a inclusão das duas câmeras nessa nova versão do iPad, o que seria sua principal novidade. Entretanto, problemas com esse recurso também estão movimentando o fórum da Apple. Segundo os usuários, o equipamento trava durante as conexões vídeo e áudio, obrigando o desligamento forçado do dispositivo.

Nesse mercado, quem tem se destacado e agradado aos consumidores é o Galaxy Tab, da Samsung. Ele é o tablet que mais recebeu elogios nas redes sociais durante o estudo, principalmente por conta da possibilidade de ser utilizado como telefone e também televisão analógica e digital. Segundo a opinião da imprensa especializada, a Samsung está conseguindo abocanhar a fatia de mercado dos interessados em contar com um produto que une computador e telefone.

A busca do consumidor por produtos cada vez melhores e mais completos tende a fazer com que as empresas invistam em melhorias tecnológicas para suprir às expectativas de seus clientes. Em um mercado que ainda está se formando, as marcas precisam estar atentas aos desejos dos usuários para não ficarem para trás. Lembrando que esse é um público antenado e ativo nas redes sociais, onde qualquer erro será exposto e ganhará repercussão.

* Elizangela Grigoletti é gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, empresa de soluções em inteligência de mercado.

Fonte: Literato Comunicação e Conteúdo



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça