Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Didática da convivência

Didática da convivência

03/01/2012 Leandro Silva

Normalmente escrevo demais sobre a relação do homem para com o seu próximo. Não por mera obrigação, mas pela valorização do ser como pessoa e não como um produto desvalorizado.

E nesses encontros com a escrita, tenho tido ótimos e péssimos resultados – tanto por intermédio dos leitores, quanto da imprensa brasileira. Devo-lhes dizer algo: Divirto-me com cada comentário que recebo na minha caixa de e-mail. Até porque, a vida nos ensina a didática da convivência – nela que todos os humanos, na minha curta visão, deveriam especializar-se para os anos que restam neste mundo bárbaro. Assim eu penso: A didática da convivência nos possibilita a criar mecanismos externos para a compreensão das diferenças do outro. Visando sempre uma relação mútua. Visto que, ao ler o primeiro parágrafo deste texto, eu, como sempre, o remontei para uma sala de aula. Logo, surgiu no seu aparelho cerebral uma dificuldade de raciocínio- Será que é preciso ter uma especialização para compreender o outro? Didática, o que é isso? Bom, caso tenha sido essa sua dúvida, tentarei explicar-lhe da melhor maneira.

A palavra DIDÁTICA é de origem grega, que significa ensinar e instruir. Entretanto, no processo ensino-aprendizagem, tanto o mestre e seu discípulo tende entender que tal arte, digo a didática, é de extrema importância para que haja o resultado satisfatório para as ambas as partes. Fiz questão de associar a convivência entre seres humanos com a didática de propósito. Hoje, mediante olhar social, inúmeros seres humanos são tratados como pessoas infâmias. Sem identidade. São obrigadas a “obedecer” um sistema corrupto e desumano. E, Nem todas possuem direitos de opinarem e muitas são tidas como “mais uma” – no sentido de indiferença. Sei que isso não vai acabar facilmente. Logo, farei sempre uso da escrita para expor meu pensar.

Uma vez que o espaço pra mim também é limitado. Um dia, quem sabe, chegarei lá. Pois bem, a superioridade está nas mãos do ser supremo – Cristo. Lembro-me do dia que este, segundo a narrativa bíblica, lavou os pés dos seus DISCÍPULOS. Com tal atitude, o mestre maior por excelência, nos mostrou um ato de amor e compaixão entre o MESTRE – detentor do conhecimento e o ALUNO – aquele que está em busca da luz. Em suma, para que vivamos abraçados com o sucesso, temos que aprender a conviver comas limitações do alheio. Caso contrário, nos tornaremos ególatras.

Leandro Silva* é professor e escritor.



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra