Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que os clientes compram?

Por que os clientes compram?

28/03/2012 Paulo Rogério Mendes

Existem seis principais motivos para uma negociação. Todos eles estão devidamente associados a palavras-chave. A identificação da principal motivação da compra facilita a empatia.

Colocar-se no lugar do cliente e entender seus interesses é o que faz a venda. Quem pensa não ser vendedor porque “não nasceu” ou “não tem jeito pra coisa” pode acreditar: além de sempre estarmos vendendo, esse assunto é muito mais TÉCNICO do que você possa imaginar! O difícil é aceitar os próprios defeitos e sair da inércia! E saiba também: esse pequeno detalhe (sair da inércia) pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua carreira. São eles:

1 – Obter lucro – É o tipo de cliente que deseja aumentar seu faturamento, maximizar ganhos, ganhar mais, vender mais, crescer em números, etc;

2 – Evitar perdas – O cliente tem uma abordagem mais conservadora: cortar despesas, diminuir a folha, enxugar o time, etc; 3 – Sentir prazer – O cliente usa expressões relacionadas a beleza, conforto, alegria, satisfação, etc; 4 – Evitar dor – São clientes que passaram recentemente por alguma dificuldade e querem evitá-la a qualquer custo. Usam expressões como “nunca mais”, “não quero mais ouvir falar”, “estamos saturados de”, etc; 5 – Autoestima – Clientes que compram unicamente para se sentir bem. Aqui não importa qual a opinião de outras pessoas. Ele já sabe o que quer e principalmente, sabe o que não quer. Aqui não existem muitas palavras-chave, mas esse tipo pode ser percebido, pois a venda ocorre sozinha e o próprio cliente exalta suas melhores características. Ele geralmente usa expressões como “vou comprar de você, pois já sei que você entrega no prazo”, “estou precisando de sua experiência”, etc; 6 – Aprovação social – Clientes que procuram aprovação social buscam status. Sempre querem exposição, mídia, marca ou saber se você já atendeu empresas maiores do mesmo ramo.

E aí chegamos a três alternativas: vai ficar parado esperando o “dom divino da venda” cair no seu colo? Acha que essa habilidade “não faz parte da sua carreira”? Ou quer ser diferente e iniciar vendendo a si mesmo?

*Paulo Rogério Mendes é diretor da L3 CRM, empresa especializada em soluções para Gestão de Relacionamento com cliente.



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça