Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tuitar no horário de pico é um bom negócio?

Tuitar no horário de pico é um bom negócio?

30/03/2012 Denis Zanini

Pesquisa divulgada neste ano pelo Scup, empresa especializada no monitoramento de redes sociais, revelou que quinta foi o dia com maior movimentação no Twitter no Brasil em 2011, com um total de 5,8 milhões de mensagens.

O horário de pico aconteceu entre 14h e 17h. Logo em seguida aparecem a quarta e a terça, com ápices em faixas horárias semelhantes. Os dados podem ser conferidos na íntegra Aqui! Ao analisar os resultados, a conclusão de boa parte das pessoas é: se esses são os dias e horário de maior tráfego, é nesse período que devo concentrar minhas mensagens, correto? Eu respondo: nem sempre.

Para descobrir a melhor maneira de potencializar seus posts você deve conhecer o comportamento dos seus seguidores e de tuiteiros com a mesma afinidade, e não da maioria dos usuários do Twitter. Vale observar que a pesquisa apontou quais dias os usuários mais tuitavam. A pessoa pode ter tuitado mais nesse horário, porém nada garante que ela estivesse lendo. A pequisa também não especifica quem estava respondendo ou retuitando mensagens, que são dados muito mais importantes para análise estratégica.

E mais: quanto maior a concorrência, ou seja, o número de postagens escritas por terceiros naquele momento, mais diluída ficará sua mensagem na timeline de seu seguidor. Lógico que é preciso e recomendável tuitar no horário de pico. Especialistas em marketing digital orientam que, na média, seja enviados entre 5 a 10 tuítes por dia, em horários espaçados. Mas, como disse anteriormente, o número exato de mensagens e o período ideal vai depender muito do perfil dos seus followers.

Há pessoas e empresas que postam com grande sucesso mais de 30 mensagem por dia, e outras que, para ter êxito, não precisam mais do que três. Para conhecer melhor seu follower e detectar oportunidades baseadas em hastags e tendências, há diversas ferramentas gratuitas na internet, como o Crowdbooster, o Trendsmap e o Social Bro. Este último, além de elaborar um relatório personalizado com melhor horário para postagem, de acordo com o hábito de seus seguidores, também indica contas para serem seguidas por nível de afinidade e influência, sendo um ótima maneira de prospecção.

*Denis Zanini é consultor de marketing digital e autor do curso Como Destacar Sua Empresa nas Mídias Sociais.



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça