Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Eletricidade, custos e impostos

Eletricidade, custos e impostos

09/04/2012

Desonerar é a nova palavra de ordem e absolutamente necessária na economia brasileira.

O empresariado, que achou tímido o pacote de redução de tributos e encargos anunciado nos últimos dias, quer agora uma substancial redução no preço da eletricidade, o insumo indispensável a todo o processo de produção e à vida de toda a população moderna. Sem energia elétrica nada se faz tanto na empresa como em casa. E, para desapontamento geral, o Brasil tem as mais altas tarifas do mundo para o setor.

Levantamentos de respeitados órgãos revelam que nos últimos dez anos, a eletricidade subiu 201%, isto é, mais que o dobro da inflação do período e que a metade do valor cobrado na fatura é composta por impostos e encargos. Um pequeno exemplo da voracidade fiscal reinante no setor está na base de cálculo do ICMS cobrado pelos Estados. A alíquota de 25%, leonina por natureza, em vez de se aplicada apenas sobre o consumo faturado, também incide sobre os valores do PIS/PASEP, do COFINS e até do próprio ICMS que compõem a conta.

Assim, os 25% legalmente estabelecidos transformam-se em mais de 35%, num verdadeiro assalto à bolsa do consumidor. A eletricidade foi implantada no Brasil a partir de investimentos particulares e de empresas estrangeiras incentivadas pelo governo que, a partir da 1ª Guerra Mundial, precisou de energia para abastecer as indústrias que aqui se instalavam. Em 1945, para fazer frente à demanda crescente, o setor foi estatizado e, com o passar do tempo, estabeleceram-se impostos e contribuições para reinvestimento na própria área, que cresceu vertiginosamente nos anos 50, 60 e 70 do século passado.

Mais recentemente readmitiu-se o capital privado, mas o quadro de tributos e obrigações continuou praticamente o mesmo da época de implantação, repercutindo diretamente no valor das tarifas. Quando a indústria paga caro pela eletricidade consumida em seu processo de produção, esse custo resta embutido no preço do seu produto e este perde competitivade de mercado. Antes da globalização, quando as importações eram proibidas ou dificultadas, não havia a concorrência, mas hoje, como livre mercado, a indústria nacional padece e vê os importados tomando o seu consumidor.

Daí a necessidade de se fazer a reforma tributária, para redução de impostos e obrigações. Já ficou provado que o Brasil não pode e nem quer viver isolado como uma ilha econômica. Chegou a hora da verdade de preços e tarifas. O Estado, nos seus diferentes níveis, tem de cortar as suas gorduras, combater implacavelmente a corrupção e desonerar. Precisamos sepultar definitivamente a era dos tributos e obrigações que chegam a custar a metade do preço final da mercadoria.

Quem produz tem de poder usufruir do seu trabalho para poder reinvestir seu lucro e assim estabelecer o ciclo virtuoso da economia e do desenvolvimento. A população, por sua vez, não pode permanecer eternamente escrava dos impostos elevados. Desonerar é, também, redistribuir renda...

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves