Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Convergência Corporativa: caminho para a profissionalização

Convergência Corporativa: caminho para a profissionalização

17/04/2012 Jeferson Baggio

A convergência digital e a incrível evolução dos celulares revolucionou por completo nossa relação com esses dispositivos.

Há mais de uma década o celular deixou de ser apenas um telefone móvel. Adotamos esse aparelho como despertador, calculadora, tocador de música, fonte de jogos interativos e até GPS. Agora, esse fenômeno da convergência da telefonia celular tem mudado também a nossa maneira de trabalhar.

Todas essas facilidades têm sido cada vez mais presentes, e necessárias, em nosso dia a dia, seja em situações pessoais ou profissionais. As empresas já perceberam que hoje, com um celular na mão, já conseguimos solucionar vários problemas, como checar uma informação, lançar um pedido ou até mesmo pagar uma conta. Por isso, a demanda por aplicações que tragam maior agilidade e interatividade com os processos das companhias é real e crescente. As pequenas e médias empresas têm acompanhando os avanços da tecnologia e investido cada vez mais em serviços e soluções que tendem a facilitar seus procedimentos internos.

Elas já adotam o serviço de localização por satélite, que permite monitorar suas equipes em campo, rastreando os usuários e acompanhando o seu deslocamento. Usam também o celular como plataforma para automatização da força de vendas e até como relógio de ponto. Com isso, os empresários têm como principal resultado, além da produtividade e otimização de seus processos, a economia de custos, pois não precisam investir em servidores, hardwares ou integração, basta ter um celular que suporte comunicação de dados e voz.

Trata-se de uma tendência facilitadora e as empresas que quiserem se manter nesse mercado tão competitivo e instável precisam investir na mobilidade, transportando as principais ferramentas de trabalho para um ambiente livre de barreiras físicas. Fazer uso de soluções corporativas é muito mais simples do que parece, e o melhor, está ao alcance de todos. A mobilidade corporativa não só um diferencial, está se tornando cada vez mais uma necessidade, frente as vantagens que ela leva aos negócios. Se isso já está tão incorporado à nossa vida, é natural que a convergência faça parte do cotidiano empresarial à caminho da profissionalização.

*Jeferson Baggio é gerente de produtos e serviços para o mercado corporativo da Nextel.



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça