Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como ter sucesso na sua cirurgia plástica

Como ter sucesso na sua cirurgia plástica

14/05/2012 Arnaldo Korn

Segundo a língua portuguesa, SUCESSO significa obter um êxito feliz, em todas as nossas atitudes.

Obviamente sempre almejamos um final feliz, no entanto, esta trajetória deve ser muito bem cuidada e planejada com a finalidade de administrar todas as nossas atitudes. Na cirurgia plástica não é diferente. Com muitos e muitos anos de experiência e vivência na área, observo muitas pessoas que chegam ao médico sem realmente saber o que querem.

Muitas chegam ao consultório do cirurgião plástico de forma impulsiva, estimulada por terceiros. Contudo, o início do seu processo cirúrgico deve se dar entre você e seu espelho, você deve se trancar no seu quarto ou no seu banheiro e fazer a seguinte pergunta “PRECISO FAZER UMA PLÁSTICA ?” , “ESTOU INSATISFEITA OU INFELIZ QUANDO ME OLHO NO ESPELHO ?”, “QUAL A MINHA PRIORIDADE ?”.

Este primeiro passo é extremamente importante, pois a mudança do seu corpo deverá ser para você mesma. Nunca faça uma cirurgia plástica para satisfazer seus amigos, namorado ou marido. Não deposite na operação as responsabilidades de uma reconquista amorosa, ela pode até ajudar, mas não será a única responsável.

O segundo passo é a escolha do seu médico. Ele deverá ser um cirurgião plástico especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, isto é, ele cursou a faculdade de medicina por 6 anos, fez pelo menos mais 2 anos de especialidade em cirurgia geral e mais 3 anos de especialidade em cirurgia plástica. Após este período, o médico é submetido a uma prova de título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e, sendo aprovado, ele pode ser intitulado de “Cirurgião Plástico”, e você poderá assim saber que este médico é habilitado para realizar procedimentos cirúrgicos.

É necessário observar também outros parâmetros, como, por exemplo, procurar conversar com outras pessoas que já foram submetidas à cirurgia plástica com este médico. Chegue antes do seu horário de consulta, veja o movimento na sala de espera, converse com as pessoas sobre sua satisfação com o médico, observe a organização e a higiene do local e quando estiver com o médico, observe a sua seriedade e postura, avalie se ele esclareceu de forma completa e objetiva suas questões.

O terceiro passo é chamado de “preparo”. Você deverá ser submetida a uma série de exames laboratoriais com a finalidade de analisar se está apta a ser submetida ao stress cirúrgico.  Em alguns casos, e a critério médico, há necessidade ainda da avaliação e liberação de outros especialistas, como o cardiologista, o mastologista, o hematologista, o psiquiatra, etc.

Sendo aprovada nos exames, basta verificar o melhor momento para realizá-la, pois é necessário o repouso relativo e específico de acordo com cada tipo de procedimento cirúrgico. Um pós-operatório bem feito poderá ser decisivo no pleno sucesso da sua cirurgia, e deverá ser levada com seriedade.

Outro ponto bastante importante que você deve observar é o local onde será feito o procedimento, em ambiente hospitalar ou em clínicas especializadas, nunca em consultório. Sendo assim, chegamos à fase final e mais dolorida: o pagamento. O preço dos procedimentos em cirurgia plástica é muito variável, porém é importante que você tenha se planejado.

Existem algumas empresas que facilitam na hora de pagar. Procure não fazer da sua cirurgia plástica uma tortura financeira.

*Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional – Cirurgia Plástica.



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra