Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que fazer com uma oportunidade perdida?

O que fazer com uma oportunidade perdida?

15/06/2012 Leandro C. Lopes

A sua empresa fez tudo certo: elaborou uma boa campanha para seu produto/serviço que atraiu potenciais clientes, gerou leads, qualificou-os, encaminhou para a equipe de vendas.

Mas, infelizmente, o negócio não se concretizou. Não se desespere. Uma oportunidade que não se concretiza nem sempre é uma sentença, e pode significar apenas um atraso nos planos. Em vez de perder a cabeça e começar a apontar culpados, a melhor opção é analisar o caso para entender o que deu errado e, principalmente, manter o ex-futuro cliente por perto.

Após um tempo, é bom entrar em contato e checar o nível de satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço que ele comprou no lugar do oferecido por você. Manter o lead pedido como parte da sua audiência é garantir que sua empresa estará presente na cabeça dele quando o concorrente falhar.

E, acredite, esse dia chegará mais cedo ou mais tarde. Use um sistema de acompanhamento de lead perdido com procedimentos (automatizados ou não). Envie conteúdo relevante para o cliente – newsletter, convite para eventos, promoções, etc – e ajude-o no que for possível. Em um momento de distração do concorrente, qualquer deslize no pós-venda, ele vai se lembrar de você.

Além desse, há outro motivo para contatar o cliente perdido. Muitas vezes o lead perdido dá mais informações a respeito de uma oportunidade ou venda do que o cliente que foi convertido. Falar com ele é uma chance única de entender se você está fazendo alguma coisa errada em seu processo de comunicação e vendas, aprender com seus erros e tornar-se ainda mais competitivo.

Ele pode ter negado sua proposta em função do preço, prazo, atendimento, modelo de comercialização. Você não vai saber se não perguntar:

• Por que ele não comprou com você?

• Com quem ele comprou?

• Ele comprou outro item diferente do oferecido por sua empresa que resolveu o problema dele? Qual?

E um alerta: caso o número de negócios perdidos comece a afetar o desempenho da empresa, alguma coisa está muito errada. Talvez a oferta esteja equivocada e a empresa precise corrigir o rumo rapidamente. Melhore a assertividade das áreas de marketing e vendas e garanta lucros em vez de problemas.

Leandro C. Lopes é executivo da L3CRM, empresa especializada em Gestão de Relacionamento com Cliente, consultoria e treinamentos.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch