Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As Olimpíadas 2012 do mundo da TI

As Olimpíadas 2012 do mundo da TI

07/08/2012

O mundo da TI ainda não tem Olimpíadas próprias formalmente. Entretanto, a cada dois anos ocorre em algum canto do planeta o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (conhecido pela sigla em inglês, WCIT, derivada de World Congress on Information Technology).

Chamar este evento de Olimpíadas não é nenhum exagero, dado o número de participantes. O WCIT é um evento da WITSA, a Federação Mundial das Entidades de TI, na qual o Brasil é representado pela Assespro. As últimas edições do WCIT ocorreram na Malásia em 2008 e na Holanda em 2010.

A edição deste ano, o WCIT 2012, ocorrerá de 22 a 24 de outubro, na cidade de Montreal, no Canadá. Como mais importante evento global do setor de Tecnologia da Informação, o WCIT é patrocinado pelos principais fornecedores do setor, de todo mundo. Além disso, serve de vitrine para palestrantes de classe mundial: o anúncio do programa oficial foi coordenado por Larry King (inspirador do nosso Jô).

Entre os mais de cem palestrantes já confirmados, além de Larry King, se destacam as presenças de Wim Elfrink (Cisco), Bernard Charlès (Dassault), Andrew P. McAfee (pesquisador do MIT), Tom Jenkins (OpenText), Robert Youngjohns (Microsoft) e o Professor Peter A. Bruck (da Austria), entre muitos outros.

O tema central do evento é a criação de uma perspectiva única sobre a sociedade digital global. Além das atividades de auditório, o evento inclui reuniões de negócios, atividades sociais, e diversas reuniões das federações internacionais das entidades TI.

Dentre elas, a mais importante para nós brasileiros, será a reunião de diretoria da WITSA, que deverá escolher a sede do WCIT de 2016: a Assespro apresentou a candidatura de Brasília para sediar essa edição em nosso país. Desde março de 2012, quando foi tomada a decisão de apresentar a candidatura formalmente, um esforço intenso vem sendo desenvolvido em prol dela, visto que há outros países que também se postularam.

Para tanto, o apoio de todos os parceiros possíveis é fundamental. O Governo do Distrito Federal, representado pelo seu Governador e os Secretários de Ciência e Tecnologia, e de Turismo, tem dado todo apoio. Esperamos que a delegação brasileira possa retornar de Montreal em outubro com a conquista do WCIT 2016 para o Brasil. Se confirmada, será a primeira vez que este evento ocorrerá na América do Sul.

Roberto Carlos Mayer é vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional e diretor da MBI e presidente da ALETI (Federação Ibero – Americana de TI).



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula