Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sustentabilidade em transporte e gerenciamento de riscos

Sustentabilidade em transporte e gerenciamento de riscos

07/12/2012 Eliel Fernandes

Sustentabilidade nos transportes consiste em preservar o meio ambiente através de ações que reduzam a poluição do ar, poluição sonora, congestionamentos, acidentes e, de uma forma geral, tudo que cause impactos sociais e ambientais de forma a garantir a permanência dos negócios em longo prazo.

No Brasil, o transporte terrestre detém a grande parte de todas as mercadorias transportadas. Pesquisas realizadas por institutos especializados mostrou que, depois dos desmatamentos, os veículos, principalmente os movidos a diesel, ocupam segundo lugar no descarregamento de CO2 na atmosfera, além de afetarem substancialmente os números de acidentes, congestionamentos e os custos das mercadorias transportadas.

Os interesses financeiros, a falta de incentivos fiscais e a necessidade de investimentos vultosos na modernização dos portos e na construção de ferrovias e hidrovias, desestimulam os stakeholders (pessoas ou organizações interessadas e/ou afetadas num projeto), a abrirem mão de parte dos seus lucros e abraçarem esta causa em prol do crescimento sustentável do nosso país.

Os países mais desenvolvidos nesse setor incentivam os modais ferroviários e hidroviários e já estão no momento de aplicarem tecnologias em seus processos de busca constante pelo crescimento sustentável. No Brasil não vemos em curto prazo uma mudança deste quadro.

Este desequilíbrio de modais expõe as operações a riscos e estimula o surgimento de empresas e ações de gerenciamento de riscos, empenhadas em reduzir a exposição das mercadorias transportadas, controlar a logística reversa, prevenir roubos, acidentes, derramamento de mercadorias no solo e otimizar a utilização da frota de caminhões. Estas ações auxiliam na preservação dos negócios e do meio ambiente.

“A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida.” João Bosco da Silva.

*Eliel Fernandes é sócio e diretor comercial da Buonny Projetos e Serviços de Riscos Securitários.



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula