Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Empresas: onde armazenar tanta informação?

Empresas: onde armazenar tanta informação?

23/01/2013 Ezequias Sena

Muito tem se falado na recente explosão de dados, já que 90% de toda informação do mundo foi colocada em rede nos últimos dois anos.

Análises de grandes consultorias, como IDC, KPMG e Gartner, entre outras, mostram que o Brasil precisa expandir sua infraestrutura de comunicação para dar conta de um novo ritmo de tráfego de dados – em que o comércio eletrônico e o segmento corporativo deverão ser os grandes responsáveis por um aumento de oito vezes no volume de informações nos próximos quatro anos.

Além da hospedagem em nuvem, as empresas devem passar a investir pesadamente em Infraestrutura como Serviço (IaaS), Software como Serviço (SaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS), dependendo cada vez mais de uma conectividade segura para que os negócios prosperem. Isto sem mencionar a disponibilidade total e incondicional dos Data Centers – que serão colocados em xeque neste novo cenário de troca alucinante de informações.

Mais do que oferecer processamento e armazenagem de informações em larga escala, um Data Center eficiente deve fornecer um diagnóstico exato das necessidades da empresa que contrata seus serviços e corresponder às altas expectativas do cliente em termos de disponibilidade, performance e segurança. É igualmente fundamental garantir progressão contínua para cada etapa do crescimento da empresa contratante, que pode contar com uma instalação consolidada e dedicada, ideal para operações de processamento de dados de missão crítica com serviço ininterrupto, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Além do Data Center, a terceirização dos serviços de TI assumiu um formato consideravelmente diferente nos últimos anos. Hoje podemos oferecer soluções padronizadas dentro de uma base em que a empresa contratante paga apenas pelo que usar ou acessar. A cloud computing tem exercido um papel decisivo nessa possibilidade, permitindo que até mesmo empresas com um ambiente complexo de TI possam manter o foco em seu core business e contar com soluções BPO (Business Process Outsourcing).

A base desse serviço é o processamento das aplicações e o armazenamento de dados fora do ambiente in-house. Trata-se de uma grande  rede de servidores conectados entre si, e que, por sua vez, se comunicam com clientes e estações de trabalho. Eles representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados, proporcionando a otimização de sua utilização sem vincular um hardware a uma infraestrutura.

Com base nessa tecnologia é possível flexibilizar e ampliar os serviços. Até mesmo as pequenas e médias empresas não devem esperar pelo caos da explosão de dados, tomando providências para evitar uma trombose na rede de distribuição de informações. Afinal, é preciso que a informação tenha sempre como ser capturada, armazenada, processada e distribuída com segurança. Sempre.

*Ezequias Sena, diretor comercial da Online Data Center, empresa que atua há quase 20 anos em TI, correspondendo às novas demandas de mercado e alinhando as necessidades dos clientes com novas e eficientes tecnologias disponíveis.



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula