Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A nova cidade que temos de construir

A nova cidade que temos de construir

25/01/2013 Alexandre Lafer Frankel

459 anos. A cidade cresce cada vez mais e todos nós participamos desse crescimento.

Uma rápida olhada a nossa volta é o suficiente: aquela padaria da esquina agora é um conhecido supermercado; aquela lojinha que começou na garagem hoje fica numa das principais avenidas da cidade; o cara que começou a trabalhar por conta própria hoje é empresário e dono de um grande negócio.

Pense comigo e você vai lembrar-se de muitas outras situações parecidas. Esse constante desenvolvimento infelizmente traz consigo alguns fardos, como o congestionamento. Quem vive aqui sabe que o automóvel se transformou num dos problemas mais difíceis de ser solucionado. Perdemos tempo, saúde e dinheiro nos engarrafamentos.

Todos reconhecem essa realidade, mas poucos fazem algo pra transformá-la. Botamos a culpa nos motoristas que dirigem imprudentemente, ou nos pedestres que jogam o lixo nas ruas, ou no Governo que não faz o suficiente, etc. No fim, tudo fica por isso mesmo. Mas se por um lado há aqueles que sofrem calados, por outro estão aqueles que decidiram reinventar São Paulo.

Adotaram o transporte público. Compraram uma bicicleta. Ou simplesmente saíram para caminhar. E descobriram que a cidade pode ser bem mais rápida, saudável e divertida do outro lado da janela do carro. Hoje, o mercado investe cada vez mais na mobilidade e no conforto de uma cidade compacta. O apartamento é perto do trabalho, da faculdade, da escola dos filhos, do metrô, da balada, do metrô, da casa dos amigos...

E assim cada um constrói sua própria cidade conforme suas necessidades. Num lugar onde tudo o que é necessário está a minutos de você, sobra mais tempo pra passar com a família, curtir com os amigos ou fazer outras atividades com certeza muito melhores que ficar horas parado esperando o carro da frente evoluir alguns metros.

Em poucos anos, esse estilo de viver deixará de ser uma opção alternativa e passará a ser o preferencial no dia a dia de todo paulistano. E o interessante de tudo isso é que não estamos sozinhos. No mundo inteiro grandes metrópoles vivem essa transformação. Precisamos colocar em prática as mudanças que só acontecem nas nossas cabeças e assim redescobrir a cidade que ainda tem muito a oferecer em todos os sentidos.

*Alexandre Lafer Frankel é CEO da Vitacon Incorporadora e Construtora e idealizador do livro “Como viver em São Paulo sem carro”, publicado em 2012.



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques