Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como se posicionar melhor no Google

Como se posicionar melhor no Google

18/03/2013 Ricardo Zacho

Eu já devo ter lido uns 50 artigos com o tema “Como se posicionar melhor no Google”, e acreditem: o foco não deve ser o Google! O foco deve ser o usuário. Claro que existem boas práticas que devem ser adotadas, e vou falar sobre elas.

Porém, o foco está cada vez mais no usuário. Como atingi-lo? Faça conteúdo de qualidade e com relevância ao tema geral do seu site ou e-commerce. O Google leva em consideração a atividade do seu site nas redes sociais, e produzir conteúdo interessante levará seu público-alvo a compartilhar e comentar sobre os assuntos produzidos.

Como produzir um bom conteúdo digital? Esse conteúdo poderá ser um artigo, uma dica, um ponto de vista, não importa. O importante é que esse conteúdo fale diretamente com seu público alvo, impacte, emocione, ensine, opine.

1- Dê a isca! As pessoas leem o título, depois leem o primeiro parágrafo e assim por diante. Portanto, dê informações muito relevantes no início!

2-Crie uma estrutura visual agradável, ler diretamente do monitor não é uma tarefa simples.

3-Divida seu texto por títulos e subtítulos.

4-Coloque palavras destacadas (negrito). Destaque apenas o que é muito importante!

5-Insira links em palavras-chaves relevantes para outros conteúdos relacionados. Desta forma, você estimula a navegação e permanência no seu site.

6-Use fotos, tabelas, listas e gráficos, esses elementos fazem a leitura ficar mais "leve".

7-Jamais duplique um conteúdo na internet! O Google surgiu para catalogar conteúdos únicos e relevantes, portanto ele possui ferramentas para identificar a prática de duplicidade de conteúdo.

8-Ao copiar um conteúdo, você será o segundo a publicar essa informação, de cara é uma desvantagem.

9-Ao duplicar um conteúdo, você pode perder o foco no seu usuário.

10-Gostou de um conteúdo? Coloque sua opinião e faça referência a ele com um link!

11-Muito além de apenas produzir conteúdos, temos que manter a atenção e interesse do usuário. Ao duplicar algo, esse conteúdo pode ficar desinteressante.

Dicas técnicas para melhorar seu posicionamento natural nos buscadores. Essas dicas abaixo sempre existiram e sempre existirão! É o básico não apenas para o Google, mas também para TODOS os buscadores. Muitos sites não seguem todas as dicas, portanto caso não pratique alguma delas, comece já!

1-Faça uma lista com as principais palavras-chaves referentes ao seu conteúdo e aplique no texto. Não exagere na repetição dos termos, os buscadores poderão entender como tentativa de manipulação.

2- Use texto puro, evite flash e jamais insira texto nas imagens. O Google só compreende muito bem HTML simples, não dificulte as coisas!

3-Coloque um título relevante para sua página. Lembre-se cada página deve possuir um conteúdo diferente e logo deverá ter um título exclusivo.

4-Deixe seu site leve (tamanho real dos arquivos e imagens). Quanto mais leve os arquivos, os buscadores ficarão mais “felizes” e isso facilitará a indexação do seu site em melhores posições.

* Ricardo Zacho é conselheiro da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM).



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra