Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Prevenção à lavagem de dinheiro: nós não inventamos a roda…

Prevenção à lavagem de dinheiro: nós não inventamos a roda…

10/04/2013 Maria Balbina Martins de Rizzo

A Lei da lavagem de dinheiro (nº 9.613/1998) determina quais são os setores, atividades e pessoas sujeitas ao cumprimento de seus dispositivos, assim como as sanções e penalidades às quais estão submetidas.

Os órgãos reguladores (Banco Central, CVM, COAF, Previc, Susep e Cofeci) vêm, desde então, editando normas que regulamentam a referida legislação, a exemplo da Circular 3.461/2009, normativo que concentra as disposições preventivas emanadas pelo Banco Central. Em 9 de julho de 2012 foi sancionada a Lei 12.683, que estabeleceu importantíssimas alterações à lei 9.613/1998.

A partir dessa nova lei, o rol taxativo de crimes antecedentes à lavagem de dinheiro foi excluído, passando qualquer infração penal que produza ativos ilícitos a ser crime antecedente. Dessa maneira, o Brasil passou de detentor de lei de lavagem de dinheiro de 2ª para 3ª geração, alinhando-se a países como Estados Unidos, Bélgica, França, Itália, México e Suíça. Porém, a mais polêmica alteração deve-se à inclusão de mais setores e atividades sujeitas à lei, além das pessoas físicas, agora também alcançadas pela lei.

Logo, forma-se um grupo bastante heterogêneo de pessoas sujeitas, com obrigações similares determinadas pelos normativos específicos dos órgãos que as regulam. As principais demandas da lei são a identificação dos clientes, manutenção dos cadastros atualizados, registros das operações e comunicação das operações e situações suspeitas às autoridades competentes. Pois bem, fica evidente a necessidade de adaptação dos vários setores e atividades aos mecanismos de controle da lei.

É um processo já consolidado no mercado financeiro, entretanto, ainda incipiente em outros setores. Para esses, são necessárias providências de ordem administrativa e operacional, implantação de políticas de conformidade, controles e riscos legais e reputacionais inerentes à sua atividade. A esse respeito, deve ser observado o princípio da proporcionalidade na adoção dos parâmetros acima, compatibilizando-os com o porte e volume de operações da instituição. Ainda assim, os desafios podem ser enormes e, em alguns casos, de difícil execução pela natureza da atividade desenvolvida.

É o caso dos advogados, consultores, contadores e auditores, dentre outros, que, agora também sujeitos à lei, necessitam de parâmetros compatíveis com os pré-requisitos para o exercício da profissão, a exemplo da questão do sigilo profissional, que inibiria, em alguns casos, a comunicação de operações suspeitas, por parte desses profissionais.

Além da edição recente das Resoluções Coaf 21, 22, 23, 24 e 25/2013, específicas para regulamentar factorings, sorteios e loterias, comércio de joias, pedras e metais preciosos, serviços de assessoria, consultoria, contabilidade, auditoria, aconselhamento ou assistência e comércio e intermediação de bens de luxo ou de alto valor, respectivamente, o Banco Central publicou as circulares 3.653 e 3.654, em 27 de março de 2013, que adaptam as normas aplicáveis às instituições financeiras brasileiras e promovem alterações e inserções, dentre as quais a obrigatoriedade de comunicação prévia do cliente à instituição financeira com um dia útil de antecedência para saques em espécie de valor igual ou superior a R$ 100 mil.

No mercado de câmbio, também foi incluída a mesma obrigação no caso das transferências ao exterior, a título de doação, de valor superior ao equivalente a R$ 100 mil. Felizmente, fecha-se mais um cerco, pois a falta de fiscalização nas atividades das ONGs e instituições religiosas permitia o envio de um volume enorme de recursos ao exterior a título de doações a pares e associados lá localizados. Obviamente, essa disposição tem em seu foco aquelas organizações com desvio de finalidade.

Dessa maneira, as autoridades atribuem à esfera privada e à sociedade de modo geral parte do encargo pelo combate às organizações criminosas, através da repressão do crime acessório - a lavagem do dinheiro - que habilita os recursos a ingressarem no sistema econômico como se fossem legais. Os diversos setores do sistema econômico passam a atuar como “agentes” dos órgãos reguladores e fiscalizadores. Porém, há que haver equilíbrio entre as possibilidades do setor privado e as exigências das autoridades, além de complacência com as pessoas físicas sujeitas à lei.

Por outro lado, é essencial que as autoridades não negligenciem um papel ainda não cumprido a contento muito importante na luta contra o crime da lavagem de dinheiro. É necessário que a aplicação das leis aos criminosos e infratores seja testemunhada por aqueles a quem é imputada a corresponsabilidade na prevenção e combate ao crime da lavagem de dinheiro. Deve ser dado conhecimento à sociedade dos indicativos da eficiência no cumprimento da lei, para amenizar a sensação de impunidade presente no consciente coletivo.

Por último, e para justificar o título deste artigo, todas as recentes alterações, a nova regulamentação, os novos setores obrigados, nada disso foi criação nossa. O Brasil já estava compromissado com essas providências há muito tempo, quando da promulgação de várias e importantes convenções internacionais e também por sua adesão às 40 recomendações do GAFI (Grupo de Ação Financeira), padrão mundial de políticas preventivas da lavagem de dinheiro e de combate ao financiamento do terrorismo e considerado o passaporte de inserção dos países na movimentação global de capitais de origem financeira e comercial lícita.

Ainda que não tenhamos inventado a roda, o benefício das ações preventivas e repressivas ao crime reverte em favor de toda a sociedade. Portanto, façamos a nossa parte. É por uma boa causa.

*Maria Balbina Martins de Rizzo, executiva do mercado financeiro e consultora em compliance, com MBA em Comércio Internacional (FIA/USP), é autora do livro “Prevenção à Lavagem de Dinheiro nas Instituições do Mercado Financeiro” (Trevisan Editora).



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques